Minas Gerais

ELEIÇÕES

Editorial | Aliança para derrotar o neoliberalismo em Minas e no Brasil

Não será uma batalha fácil e será necessário um grande envolvimento de todos para o povo brasileiro sair vitorioso

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
A aliança selada entre Lula e Kalil enche os corações de esperança para virar essa página da história de Minas e do Brasil - Foto: Ricardo Stuckert

Nesta semana, Lula anunciou o fechamento do acordo com a candidatura de Alexandre Kalil para o governo de Minas. A aliança sela um esforço de partidos e de lideranças para constituir uma frente ampla que possa derrotar o bolsonarismo a nível federal e seus aliados nos estados, como Romeu Zema (Novo) em Minas Gerais.

As últimas pesquisas eleitorais, apontam que o ex-prefeito de Belo Horizonte assume a liderança das intenções de voto com o apoio do ex-presidente.

Desigualdade social

Por causa de Bolsonaro, a inflação tem batido recorde e o presidente estabeleceu um valor de salário mínimo que não garante aumento real aos trabalhadores. A fome assola as cidades e cerca de 36% da população brasileira vive atualmente em insegurança alimentar, segundo pesquisa divulgada nesta semana pela Fundação Getúlio Vargas.

As privatizações e os atentados contra a soberania nacional têm dificultado as condições do Brasil de controlar sua economia, colocando o país à mercê dos interesses do capital especulativo e estrangeiro.

Em Minas Gerais não tem sido diferente com Zema à frente do governo. Apesar do lema “governo diferente, estado eficiente”, o governador vai fechar seu mandato com uma dívida com a União com R$ 38 bilhões a mais do que era o valor há quatro anos.

O governo ainda insiste com seu pacote de medidas neoliberais, como o Regime de Recuperação Fiscal, as privatizações das estatais e a manutenção de condições precárias de trabalho dos servidores estaduais.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Além disso, Zema tem entregado o território mineiro ao agronegócio, desmatando florestas e expulsando os agricultores. Ele faz questão de liberar licenças ambientais para todas mineradoras, como é o caso recente do absurdo projeto de mineração na Serra do Curral.

Bolsonaro e Zema

Os governos de Bolsonaro e de Zema comungam do mesmo projeto, adotam um programa econômico ultraneoliberal, retiram direitos dos trabalhadores, aceleram a destruição ambiental, atentam contra a soberania nacional e deterioram a condição de vida do povo brasileiro.   

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A aliança selada entre Lula e Kalil enche os corações de esperança para virar essa página da história de Minas e do Brasil. As eleições terão grande importância nos rumos do país, não será uma batalha fácil e será necessário um grande envolvimento de todos para o povo brasileiro sair vitorioso.

Edição: Larissa Costa