MINERAÇÃO

Moradores atingidos pelo projeto Minas-Rio bloqueiam rodovia em Alvorada de Minas

Manifestantes cobram asfalto e medidas para diminuir a poeira das estradas

Alvorada de Minas |
Manifestantes denunciaram a grande quantidade de poeira produzida pelo trânsito intenso de caminhões e carretas
Manifestantes denunciaram a grande quantidade de poeira produzida pelo trânsito intenso de caminhões e carretas - Juliana Deprá

Na madrugada de hoje (26), o trecho da rodovia MG-010, no município de Alvorada de Minas (MG), a 200 km de Belo Horizonte, foi ocupado por moradores de seis comunidades atingidas pelo projeto Minas-Rio da mineradora Anglo American.

Os manifestantes denunciaram os impactos causados nas estradas, principalmente a grande quantidade de poeira produzida pelo trânsito intenso de caminhões e carretas. Eles pedem o asfaltamento do trecho e medidas para redução da poeira. “Os moradores da beira da estrada estão comendo poeira, tem acidente todos os dias”, conta José Nilton, morador da comunidade de Itapanhoacanga. “A empresa fez uma parte do asfalto, que chegou até a portaria da Mina. Mas porque não continuou?”, questiona.

Judas Tadeu, que tem sua casa na beira da estrada, relata como sua vida mudou após a instalação do projeto. “Não dá mais pra estender a roupa no arame, porque fica cheia de poeira. Além disso, quem andava a pé nessa estrada não pode mais fazer isso, pois é um perigo ser pego por uma carreta”, diz. “Acabou a nossa tranquilidade e das nossas crianças”, completa.

Próximo ao trecho ocupado pelos moradores, encontra-se a Escola Municipal São José do Arrudas, que desde que a instalação do projeto enfrenta problemas com a poeira, rachaduras e frequentes assaltos. “As crianças não estão conseguindo usar a quadra, por causa de tanta poeira. E várias delas desenvolveram problemas respiratórios frequentes”, ressalta a professora Gerusa, que também é moradora da comunidade.

O trecho da MG-010 é a única rota de acesso dos caminhões e carretas à mina. São carretas transportadoras de combustível, maquinário e produtos químicos oriundos de toda a região central do estado.

Segundo os manifestantes, uma empresa terceirizada era responsável por molhar a estrada e reduzir os problemas gerados pela poeira. Hoje apenas alguns pequenos trechos são molhados uma vez ao dia. “Quando a Anglo chegou aqui ela vivia nas comunidades, fazendo promessas. Depois que instalou o projeto, que a empresa conseguiu o que queria, nós ficamos esquecidos” diz José Nilton. “O minério é extraído da nossa terra, mas, para nós, só ficam os problemas, nem para mão de obra servimos mais”, completa.

O que é projeto Minas-Rio

De responsabilidade da mineradora inglesa Anglo American, o projeto Minas-Rio é composto por uma mina de exploração de minério de ferro, em Conceição do Mato Dentro – município vizinho de Alvorada de Minas – um terminal no Porto do Açu, no Rio de Janeiro, e um mineroduto com 525 km de extensão. 

Edição: ---