Minas Gerais

PASSEIOS

Atrações gratuitas recheiam o mês das férias

O Brasil de Fato MG fez uma seleção de atividades ao ar livre para quem quer curtir o mês de julho

Belo Horizonte |
Parque Ecológico do Caiçara  guarda  boas surpresas, como quedas d’água
Parque Ecológico do Caiçara guarda boas surpresas, como quedas d’água - Reprodução / Napracinha.com.br

O mês de julho bate à porta e, com ele, também chega o tempo das férias escolares. Belo Horizonte tem a fama de deixar a desejar em eventos durante a época, mas é só vasculhar um pouco para achar atividades legais que ficam logo ali. 

Feira de rua
Alimentação, cultura e lazer. Essa é a chamada para a Feira Tom Jobim, que acontece todos os sábados, das 10h às 18h, na Av. Carandaí (entre rua Ceará e Av. Brasil). O ambiente é mais conhecido como “Feirinha do Arnaldo” e recebe de 4 mil pessoas por semana. Vários artistas de BH se apresentam no local, que conta com 37 barraquinhas fixas. 

A cidade vista de cima
O Mirante da Copasa, ou Mirante da Caixa D’água, é local querido pelos mineiros que gostam de apreciar a arquitetura de Belo Horizonte. Ele fica na Rua Ministro Vilas Boas, no bairro Mangabeiras, e faz sucesso por ser de fácil acesso e por proporcionar uma visão panorâmica da capital. Um bom horário para visitação é pouco antes do pôr-do-sol, para acompanhar o anoitecer da cidade. 

Um achado no Caiçara
O Parque Ecológico do Caiçara é uma área de aproximadamente 11.500m², que conta com um córrego - nomeado de Cascatinha - e algumas pequenas quedas d’água. Possui, ainda, vários espaços de convivência, como quadra poliesportiva, campo de areia para futebol e brinquedos para os pequenos. Quem passa por lá e está com sorte pode encontrar espécies raras de pássaros e também os miquinhos que moram na mata. O local funciona de terça a domingo, das 7h às 18h.

Mundo do teatro
BH também tem muitas opções de galerias de arte e centros culturais. No Museu Histórico Abílio Barreto, uma exposição apresenta ao público o universo cênico, com imagens, objetos, informações e depoimentos de pessoas que fazem parte da história do teatro. A visitação pode ser realizada até o mês de dezembro, de terça a domingo, das 10h às 17h . Nas quartas e quintas-feiras, o local fica aberto até as 21h. Fica na Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim.

Festivais de Inverno 
A 4ª edição do festival de Monte Verde acontece de 2 a 23 de julho. A programação é gratuita e conta com atrações culturais espalhadas por toda a cidade. Já Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, apresenta este ano a 9ª edição de seu festival, que terá o tema “Entre Faces: cultura e tradição”. De 16 a 26 de julho, os visitantes poderão conferir apresentações musicais, circuitos gastronômicos, oficinas e shows. Para mais informações, acesse: www.pontenova.mg.gov.br.

Edição: ---