Minas Gerais

Futebol

Opinião: Um despreparo colossal

Seja qual for o motivo, a desproporção da resposta é enorme

Belo Horizonte |
No jogo de sábado (25), no Mineirão,houve confronto entre policiais e torcedores
No jogo de sábado (25), no Mineirão,houve confronto entre policiais e torcedores - Reprodução de vídeo

A Polícia Militar de Minas Gerais agrediu torcedores do Palmeiras no Mineirão, logo após o apito final da derrota alviverde para o Cruzeiro, por 2 a 1, no sábado (25). Até o momento, duas versões provenientes da própria torcida explicam a origem do episódio: a primeira diz que alguns torcedores organizados teriam quebrado cadeiras do estádio ao brigarem entre si. A segunda, que dois palmeirenses teriam atravessado o cordão de isolamento da PM para provocar a torcida celeste. 
Seja qual for o motivo, a desproporção da resposta é enorme. Gás de pimenta, bombas de efeito moral e cassetetes foram usados contra mais de mil homens, mulheres (ao menos uma grávida), crianças (inclusive bebês) e torcedores totalmente pacíficos. Um torcedor que se aproximou da PM pedindo calma levou como prêmio uma cacetada no braço. O medo tomou conta dos alviverdes, a ponto de várias pessoas correrem para o canto do espaço a eles reservado. Outras chegaram a saltar a divisória de acrílico que separa o setor destinado aos visitantes das cabines de rádio e TV. Pode-se supor que muitos, em especial os que foram com as famílias, dificilmente voltarão ao estádio.
É preciso destacar que não foi um grupo de vândalos organizados em forma de torcida que deu início à confusão, mas, no máximo, duas pessoas. Quando a polícia começou a agir, a torcida organizada Mancha Verde, em massa, levantou as mãos para o alto – certamente acostumada com o fato de ser associada a todo vandalismo provocado por palmeirenses. Boa parte dessa mesma torcida – que, diga-se, só pôde entrar no estádio aos 20 minutos da etapa final – aplaudiu a PM quando esta deteve um dos responsáveis pela confusão. 
O episódio do Mineirão deixa uma pergunta no ar: não será o despreparo policial um dos maiores responsáveis pelos episódios de violência dentro e fora dos estádios do Brasil?

 

Edição: ---