Minas Gerais

Editorial

Querem a pizza toda para eles

Para pagamento a banqueiros não haverá limite

Belo Horizonte |
Na última terça (29), a PEC 55 foi aprovada em primeiro turno no Senado
Na última terça (29), a PEC 55 foi aprovada em primeiro turno no Senado - Reprodução da internet

O Senado aprovou em primeiro turno, por 61 votos a 14, a Proposta de Emenda Constitucional 55. Apesar das várias ocupações de escolas e universidades, dos protestos e greves contra esta e outras medidas, Temer não abriu diálogo com a sociedade. Os protestos continuarão e crescerão, mas se ainda assim a PEC for aprovada em segundo turno, a população pagará alto preço. 
Apesar da constante tentativa de manipulação da imprensa, o povo sabe que a PEC imporá grandes sacrifícios à população, que vai seguir crescendo, enquanto o orçamento não. Aliás, o orçamento só não crescerá para o povo brasileiro. Para o pagamento de juros aos banqueiros não se estabelecerá limite. Hoje, de todo o orçamento do governo federal, banqueiros ficam com 42%; saúde e educação ficam apenas com 8%. A PEC fará com que, daqui a 20 anos, aumente a parcela dos banqueiros e reduza a que vai para o povo. O que está ruim, vai piorar e muito. As medidas neoliberais de Temer e Meirelles estão afundando a economia já em 2015 e a previsão é de que o PIB retraia em 4% este ano. 

Governo de escândalos
O governo não eleito do traidor Temer, autor da proposta, vive envolvido em escândalos que ferem a democracia. E agora está envolvido em mais um escândalo: tentar, ao lado do ex-ministro Geddel Vieira Lima, coagir o ex-ministro da cultura a liberar uma obra sem autorização. Trata-se do sexto ministro do governo a se demitir. Imaginem se todas estas denúncias tivessem ocorrido no governo Dilma... 
A bancada de oposição no Congresso já encaminhou pedido de impeachment contra Temer. O argumento é de que o presidente cometeu os crimes de tráfico de influência e advocacia administrativa (uso de cargo público para defender interesses particulares). E há a expectativa de que novo pedido de impeachment seja feito nos próximos dias. 
O governo golpista de Temer reforça o seu perfil antidemocrático, com ações contra a maioria do povo brasileiro. Todas as medidas impostas pelo governo são aplicadas sem consulta à sociedade. É hora de a sociedade cobrar uma profunda reforma política via uma nova Constituinte. E é necessário o retorno da presidenta legítima ou mesmo a convocação de eleições diretas, em que o povo decida sobre sua representação

Edição: ---