Podcast

Armazém do Campo em Belo Horizonte (MG) oferece somente produtos da reforma agrária

Espaço do MST, que inaugura neste sábado (25), também é atrativo cultural

Ouça o áudio:

Além de verduras, arroz, feijão, sucos, farinha, doces, frutas e legumes serão vendidos na loja
Além de verduras, arroz, feijão, sucos, farinha, doces, frutas e legumes serão vendidos na loja - Divulgação
Espaço do MST, que inaugura neste sábado (25), também é atrativo cultural

Após o sucesso do Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária, que chegou em outubro em Belo Horizonte (MG), após passar por várias cidades do interior de Minas, o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) inaugura, no sábado (25) e domingo (26), na capital, o Armazém do Campo. O evento, que faz parte do Festival de Arte e Cultura da Região Metropolitana, conta com programação cultural para todo o fim de semana.

De acordo com Bruno Diogo, do setor de produção do MST, o Armazém é um ponto fixo de comercialização, onde a população pode ter acesso aos produtos das cooperativas do movimento. “Um dos objetivos do Armazém é fazer propaganda da reforma agrária popular, além de ofertar à cidade os produtos orgânicos e agroecológicos do MST e da Via Campesina”, explica.

Além de vender alimentos saudáveis, o Armazém será um ponto de encontro cultural. “Será um espaço aberto para todas as linguagens artísticas, de criação da cultura popular. Para nós, a saúde passa pelo alimento sem agrotóxico, mas também pelo direito de criar, da livre expressão”, complementa Geanini Hackbardt, também militante do MST.

O Armazém de Belo Horizonte será a terceira experiência do movimento, que já possui uma loja em São Paulo e outra em Porto Alegre. A perspectiva, de acordo com Bruno, é que em pouco tempo já existam filiais em várias capitais. “Em breve vamos abrir um Armazém em Brasília e outro no Rio de Janeiro”, adianta.

Variedade

Arroz, feijão, sucos, farinha, doces, verduras, frutas e legumes são alguns exemplos do que será ofertado nas prateleiras do Armazém do Campo. Tudo produzido de forma orgânica ou agroecológica, que respeita a natureza e os trabalhadores do campo.

“Serão mais de 500 produtos do setor de produção do MST e de outras cooperativas parceiras. De Minas Gerais, são mais de 20 produtos beneficiados, que vão sair de todas as regiões do estado”, explica Bruno. Ele ainda conta que os produtos in natura serão abastecidos pelos assentamentos e acampamentos da Região Metropolitana.

Inauguração

A programação do evento conta com uma feira e diversas atrações, como show do grupo Teresa e apresentação do bloco de carnaval Volta Belchior. O espaço é aberto e fica na Avenida Augusto de Lima, esquina com a Avenida do Contorno, no Barro Preto.
 

Edição: Joana Tavares