Minas Gerais

Bharbixas

Mineiros ganham campeonato de futebol gay

Time de Belo Horizonte levantou a taça no último dia 25, no Rio

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Campeonato é exclusivo para times de futebol formados por gays, travestis e transsexuais
Campeonato é exclusivo para times de futebol formados por gays, travestis e transsexuais - Divulgação

Quem gosta e acompanha o futebol sabe muito bem que o esporte é um dos meios mais hostis para a comunidade LGBT. No entanto, ao invés de ficar parado diante dessa realidade, um grupo de atletas resolveu dar um drible no preconceito e partir pra cima.

Criado há pouco menos de seis meses, os Bharbixas foram a grande revelação da primeira Champions Ligay, campeonato brasileiro exclusivo para times de futebol formados por gays, travestis e transsexuais. A disputa, que aconteceu no último dia 25, no Rio de Janeiro, reuniu oito equipes de diversos cantos do país. 

A grande vitória é a consolidação do espaço político conquistado pela comunidade. “O futebol é um dos esportes mais homofóbicos. Então, foi muito lindo ver em campo a representatividade de todo o meio LGBT. Nós estamos lutando por um reconhecimento que não temos na sociedade. O que nós fazemos em campo também é um ato político”, afirma Leonardo Machado, jogador dos Bharbixas. 

Mas não é só com glamour que se ganha campeonato. É preciso muito empenho, talento e dedicação! O time mineiro, que conta com 14 atletas, treina semanalmente. Com a vitória, a expectativa é de que o Bharbixas receba ainda mais jogadores. 

“Tem muita gente que sonha, mas nem chega a ter uma carreira no esporte por causa do medo e do preconceito. É muito triste isso! Então, nós esperamos que esta iniciativa incentive muitos atletas gays, em qualquer esporte em que eles queiram participar.’” destaca Leonardo. 

A próxima edição do Champions Ligay já tem data marcada. Será em abril de 2018, em Porto Alegre. Esperam mais de oito times. O campeonato também deve contar com a participação de atletas internacionais. 

Edição: Joana Tavares