Minas Gerais

Coluna

Elite de capitães do mato

Imagem de perfil do Colunistaesd
Julgamento de recursos da Lava Jato na 8ª Turma do TRF4
Julgamento de recursos da Lava Jato na 8ª Turma do TRF4 - Sylvio Sirangelo/TRF4
O Brasil se tornou um feitor, foi humilhado pelos senhores da casa grande

Na época da escravidão a figura do capitão do mato sintetizava o que existia de pior em termos humanos. Era o responsável por exercer o poder desumanizador de forma sempre violenta. O mais sujo de todo o trabalho era um misto de subserviência, admiração e medo. O capitão do mato se submetia ao patrão como um rato, queria ser como ele em seus sonhos de emancipação de sua vida ordinária e temia ocupar o lugar da pessoa que martirizava. Por outro lado, tinha a capacidade de reunir em si tudo que era mais desprezível num ser vivo, alimentando o desprezo dos senhores, o repúdio dos cidadãos e o ódio dos escravos.

O Brasil do golpe é um capitão do mato, tendo como patrão o capitalismo internacional, mais especialmente, os Estados Unidos e o que eles representam. Simbolicamente, a autodenominada elite defende valores de mercado, como os americanos; elogia a imprensa livre, como a gringa; incensa a justiça independente, como a estadunidense. No entanto, em sua sanha mimética excessiva, costuma errar na mão e recolher apenas o escárnio pelo arremedo que acaba por produzir: um mercado protegido, uma imprensa partidária, uma justiça de classe.

O pior desse diagnóstico é que ele vem embalado por declarações dos próprios modelos que se busca emular. Documentos oficiais, notícias e artigos de opinião produzidos por autoridades, juristas e jornalistas norte-americanos, em torno do julgamento de Lula em segunda instância, dão conta da vergonha de nosso infeliz destino de capitães do mato do neoliberalismo. Para quem de imitar se orgulhava, o resultado pífio da paródia custa agora a vergonha internacional.

Em poucos dias, o Brasil se tornou um feitor, foi humilhado pelos senhores da casa grande do Norte global. Em pelo menos três dimensões.

Na primeira, a diplomacia. O congresso americano, por meio de uma dúzia de deputados do Comitê de Relações Exteriores, enviou uma carta ao embaixador brasileiro, Sergio Silva do Amaral, manifestando sua preocupação como o respeito aos direitos básicos de Lula durante o julgamento. O documento chama atenção para o risco de o Brasil passar por cima de compromissos assumidos em tratados internacionais. O tom é de desconfiança. De nada adiantou o Brasil ter desviado o rumo de sua diplomacia independente e altiva e se alinhado de forma inferiorizada aos interesses norte-americanos, sob José Serra e Aloysio Nunes. Recebeu um pito e uma reprimenda. Capitães do mato das relações exteriores.

A segunda humilhação veio da imprensa. O principal jornal estadunidense, New York Times, secundado por várias outras publicações, deixou claro que o jornalismo brasileiro vem fazendo um papelão. Não noticia com independência, é avesso à pluralidade, não entende de liberdade. Mesmo o mais capitalista dos países sabe que uma imprensa livre é um valor para democracia. Na verdade, é uma de suas condições. O artigo publicado no NYT é um puxão de orelhas na imprensa venal, que deixou os fatos de lado para construir teses e defender bandeiras políticas como se fossem racionais, como o caso da reforma da previdência. A cobertura do julgamento de Porto Alegre foi a mais vergonhosa demonstração de sabujice da história. Os jornalistas prelibavam, babavam e se confraternizavam em frente às câmeras. Capitães do mato do jornalismo.

A terceira estação de nossa submissão constrangedora veio do próprio campo judicial. As demonstrações dadas durante todo o processo, que apontavam orgulhosamente a inspiração na jurisprudência americana, sobretudo por Moro e pela força tarefa da Lava Jato, ficou à mercê de um passa-fora dos juristas daquele país. Em várias manifestações, ficou patente a estranheza com o rito seguido no Brasil. Não foram poucos os que disseram que o sistema judicial de outros países não aceitaria como válidas diversas ações do juiz de Curitiba, referendadas e até elogiadas pelos desembargadores da TRF4. As decisões – e atos de instrução e investigação do processo – seriam rejeitadas de pronto pela maioria das cortes do mundo. A suspeição do juiz foi tida como evidente, além da incompreensível junção das tarefas de investigar e julgar exercidas pela mesma pessoa. Capitães do mato da justiça.

O representante do ex-presidente Lula em processo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, o advogado britânico Geoffrey Robertson, também criticou o arremedo de julgamento em Porto Alegre. Entre outras observações, estranhou o fato de o promotor Mauricio Gotardo Gerum se sentar junto e ter conversas particulares com os desembargadores. Confirmando a impressão de que se encenava um teatro de cartas marcadas – e não um momento em que um colegiado independente analisa uma sentença proferida em outra instância – ficou perplexo com o orgulho dos julgadores em chegar à sessão com votos de centenas de páginas, minuciosamente coincidentes em argumentos e aumento das penas, na mesmíssima dosimetria. Capitães do mato da desfaçatez.

Os artífices do Estado de exceção implantado no Brasil tinham como horizonte a lei, a justiça e a imprensa norte-americanas. Tomaram bomba nas três, em notas conferidas pelos próprios bedéis. Deram prova ao mundo que o país desrespeita regras internacionais, que não opera a justiça com respeito aos direitos fundamentais e que tem a pior imprensa do mundo.

Depois dizem que Lula foi o maior derrotado.

Edição: Joana Tavares