Minas Gerais

Dicas

Não dê bola fora no carnaval!

Apesar da festa, não podemos esquecer os valores de uma sociedade mais justa

Brasil de Fato | Belo Horizonte |
- Brasil de Fato MG

Foi dada a largada dos festejos! Em meio a tanta alegria, tanta brasilidade, ninguém pode esquecer que continuamos a ser pessoas em formação. Não vale deixar de lado os valores de uma sociedade mais justa, com muita cultura popular, força e amor. Leia, repasse e aproveite o nosso guia – feito em parceria com o Levante Popular da Juventude - contra a vergonha alheia no carnaval!

1. NÃO REFORCE ESTEREÓTIPOS

Não é porque é carnaval que pode tudo. Cuidado com a reprodução de estereótipos e apropriações desrespeitosas. Adereços indígenas e símbolos religiosos não são para fantasia. Pessoas negras não são fantasia. Nem pense em black face.

2. NÃO SEJA PRECONCEITUOSO

Nos tempos de folia, as contradições se acirram e ficam mais escancaradas. Não se esqueça da batalha contra o machismo (não é não!), contra o racismo e contra a LGBTfobia. Aproveite todos os dias de festa com a certeza de cultivar os valores que você carrega durante o ano inteiro.

3. CUIDE DA SAÚDE

Se beber não dirija: arrume uma carona, confira os horários do transporte público, chame algum aplicativo ou durma na casa de quem mora perto. Beba água e se alimente, até para conseguir aproveitar todos os dias como se fossem o primeiro. Chá de boldo é ótimo para ressaca, viu? Evite excessos, independente das substâncias que usar. Cuide de você, do seu corpo, e de quem está próximo. E se você se sentir mal, bota a boca no trombone - avisa o amigo.

4. SE LIGA NA SEGURANÇA

Cuide do celular, ok? Analise bem se é realmente a hora de fazer vídeo para o Instagram ou chamar o contatinho. Não descuide dos detalhes e fique atento com a segurança coletiva também. Pensar no outro sempre é bom.

5. NÃO ESQUEÇA DOCUMENTOS

Não deixe a identidade ou outro documento que te identifique pra lá. É bom colocar próximo ao seu telefone um contato para emergência, qual é o seu tipo sanguíneo e se você é alérgico a alguma substância.

6. USE CAMISINHA

Não é só gravidez acidental que deve te preocupar, mas as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A herpes está em alta, a sífilis voltou e os casos de HIV e HPV não param de crescer. Fique em paz e saudável.

7. EXAGERE NO BRILHO

Gente foi feita pra brilhar e um dia toda essa purpurina vai sair, tenha fé! Seguindo todas as dicas, você torna a festa leve, como deve ser, e cultiva boas lembranças dos seus momentos.

Edição: Joana Tavares