Minas Gerais

Televisão

Novela | Clara, a vingadora em "O outro lado do paraíso"

"De fato, uma das curiosidades da novela é que a mocinha não fica na postura de vítima, passiva e chorosa"

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
"Os anos se passam, Clara consegue se livrar do hospício e volta milionária e triunfante para o Tocantins"
"Os anos se passam, Clara consegue se livrar do hospício e volta milionária e triunfante para o Tocantins" - Divulgação

A vingança de Clara (Bianca Bin) é o que vem conduzindo a trama “O outro lado do paraíso”. Na primeira fase da novela, sua sogra Sophia (Marieta Severo), de olho nas minas de esmeraldas descobertas na propriedade da nora, começa a dopá-la para que, sendo vista como louca, Clara fosse internada num hospício. O médico Samuel (Eriberto Leão), o delegado Vinícius (Flávio Tolezani), o juiz Gustavo (Luís Melo) e a sua cunhada Lívia (Grazi Massafera) colaboraram para que o maléfico plano de Sophia desse certo. Clara ficou anos internada, enquanto a megera iniciava o garimpo nas minas de esmeraldas.

Os anos se passam, Clara consegue se livrar do hospício e volta milionária e triunfante para o Tocantins. (Quem não se lembra da sua chegada impactante no concurso de embaixatriz da infância?). E volta com o desejo de vingança contra todos aqueles que lhe prejudicaram no passado. Ela vai descobrindo os podres de cada um, preparando armadilhas para desmascará-los. Um dos primeiros alvos da vingadora foi o médico Samuel, que escondia seu relacionamento homossexual da família e da cidade, e foi flagrado pela mãe num motel com o namorado.

Já o delegado Vinícius foi descoberto, julgado e condenado pelos abusos sexuais cometidos contra a sua enteada. E, nesta última semana, será a vez do juiz Gustavo ser flagrado pela esposa Nádia (Eliane Giardini) no bordel com a sua amante Leandra (Mayana Neiva) graças às artimanhas de Clara. Além disso, será ainda revelado para a cidade que o juiz é o sócio proprietário do bordel. E a vingança de Clara caminhará para o desfecho final e ansiosamente aguardado: contra a grande vilã Sophia!

Chamou a atenção um diálogo entre Clara e a vidente Mercedes (Fernanda Montenegro). A mocinha da história se sentia angustiada por essa sede de vingança, por, talvez, estar se tornando má. De fato, uma das curiosidades da novela é que a mocinha não fica na postura de vítima, passiva e chorosa. Ela vai pro ataque!

Aguardemos as próximas ações da vingadora! Um abraço!

*Felipe Marcelino é professor de filosofia

Edição: Joana Tavares