Minas Gerais

Cinema

Filme de Contagem (MG) narra a vida da classe trabalhadora com sensibilidade

A história é de Cristiano, que vive procurando emprego de cidade em cidade, e já foi premiada em 14 festivais pelo mundo

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

"O cinema brasileiro parece que tinha se esquecido da figura do trabalhador", afirma um dos diretores
"O cinema brasileiro parece que tinha se esquecido da figura do trabalhador", afirma um dos diretores - Divulgação

Um filme sobre o trabalhador brasileiro tem rendido prêmios e elogios internacionais. “Arábia” conta a vida de Cristiano, que vive na estrada procurando empregos de cidade em cidade, um “trabalhador de trecho”. A história se passa nas terras mineiras de Ouro Preto a Contagem.
O filme tem sido muito elogiado. Alguns críticos chamam atenção para o lado sensível do longa, outros afirmam que o roteiro não é somente sobre uma pessoa, mas sim sobre a classe trabalhadora como um todo. O enredo embarca em amores, amizades, empregos, e acaba formando a trajetória de todo trabalhador brasileiro.
Um dos diretores, Affonso Uchoa, preocupa-se com a falta de identificação que um trabalhador brasileiro tem com o outro, ou seja, a falta de identificação de classe. O tema do filme nasceu desta inquietude. “O cinema brasileiro parecia que tinha se esquecido da figura do trabalhador. A gente percebia que isso gerava outros problemas. A cultura, a sociedade, nem mesmo a política falava dos trabalhadores. E por quê?”, questiona. 
Affonso é de Contagem, cidade mineira de característica proletária, e divide a direção do filme com João Dumans.
Prêmios
O “Arábia” já correu o mundo e ganhou honrarias em festivais de 13 países – um destaque muito positivo para o cinema brasileiro. No 2º Graba Festival Audiovisual, realizado na Argentina, foi considerado o melhor filme produzido na América Latina neste ano. Ganhou também o prêmio nacional de melhor filme, melhor ator, melhor trilha, melhor crítica e melhor montagem do 50º Festival de Brasília.
Assista
O filme Arábia está em cartaz em Belo Horizonte no Cine Belas Artes, nos horários de 14h20, 16h40 e 19h10. Já em Contagem, o filme passa no Cineart Shopping Contagem, às 18h40. A equipe do filme pretende realizar sessões gratuitas em data próxima ao 1º de maio.

Edição: Joana Tavares