Minas Gerais

Ciências

Coluna | De onde vem a energia da Terra?

"Petróleo é poder. Por isso, devemos defender a Petrobras e mantê-la pública, sob controle do povo"

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
"Quase toda a energia presente na Terra provém de uma única fonte, o Sol"
"Quase toda a energia presente na Terra provém de uma única fonte, o Sol" - Reprodução

Para a física, energia é a capacidade de se realizar trabalho. Ou seja, exercer uma força em um corpo de modo a criar nele alguma alteração, como um movimento ou uma deformação. É impossível criar energia do nada. Mas, é possível transformar um tipo de energia em outro.

Quase toda a energia presente na Terra provém de uma única fonte, o Sol. Assim, praticamente tudo o que acontece em nosso planeta só ocorre porque logo ali tem uma estrela liberando uma enorme quantidade de energia na forma de radiação eletromagnética (luz, basicamente). A energia do Sol provém do processo chamado fusão nuclear, em que dois núcleos do tipo mais simples de átomo do universo, o Hidrogênio, se fundem e formam um átomo de Hélio.

Se estivesse mais distante do Sol, a Terra seria um lugar bem menos agitado. Por exemplo, de onde vem a energia que move as nuvens e o vento? Do Sol. E a que faz os rios e oceanos se moverem? Dele também. E a que mantém vivos e ativos praticamente todos os seres? Mais uma vez, do Sol. A exceção é uma pequena quantidade de energia que provém do interior da Terra, responsável pelos terremotos e vulcões e que equivale a menos de 1% do total.

A sociedade capitalista atual utiliza como fonte principal de energia aquela armazenada no petróleo. A energia existente nessa substância, que retiramos das profundezas do subsolo e liberamos ao queimá-la, por incrível que pareça, também provém de nossa estrela.

O petróleo é uma substância orgânica (ou seja, relacionada à vida) formada durante milhões de anos. Seres, que só estavam vivos devido à energia do Sol no passado, ao morrerem foram depositados no fundo dos oceanos. Lentamente, esse material sofreu inúmeras reações até se tornar o óleo preto que conhecemos.

Quando queimamos gasolina ou diesel liberamos essa energia proveniente do Sol de milhões de anos atrás. Mais uma vez, devemos agradecer ao nosso astro pelo funcionamento de nossos automóveis e máquinas.

Por essa imensa capacidade de realizar trabalho presente no petróleo, as elites que mandam no mundo hoje são capazes de qualquer atrocidade, como guerras, invasões e massacres de povos. Até golpes políticos eles são capazes de produzir em países como o Brasil, só para ter controle dessa importante substância.

Petróleo é poder. Por isso, devemos defender a Petrobras e mantê-la pública, sob controle do povo e a serviço do seu interesse.

Um abraço e até a próxima!

*Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de Minas Gerais.

Edição: Joana Tavares