Minas Gerais

Natureza

Arte para salvar Mata do Planalto

Evento gratuito reúne atrações culturais para cobrar a preservação de uma das mais importantes áreas verdes de BH

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

A luta para barrar a destruição da mata é longa. Há mais de oito anos ativistas exigem que o espaço seja reconhecido pela prefeitura
A luta para barrar a destruição da mata é longa. Há mais de oito anos ativistas exigem que o espaço seja reconhecido pela prefeitura - Reprodução

Mais uma vez a população irá se unir para cobrar a preservação e celebrar uma das mais importantes áreas verdes de Belo Horizonte, a Mata do Planalto, na região norte da capital. Será no próximo sábado (9), quando moradores, crianças, artistas e organizações participarão de um evento no Parque do Planalto, com uma programação que vai das 8h às 14h.

As atividades são gratuitas e organizadas pelos movimentos Salve a Mata do Planalto, BH pela Infância e Associação Comunitária do Planalto e Adjacências. Vão ter apresentações de poesia, shows, mostra de artes visuais, exposição de artesanatos dos índios Pataxós, distribuição e trocas de mudas, capoeira e mais.

Uma nova consciência para os mais jovens

Alguns destaques são as muitas atrações pensadas especialmente para as crianças. De acordo Margareth Ferraz, uma das lideranças do Salve a Mata do Planalto, a ideia é conscientizar os pequenos do valor da natureza.

"Eles também precisam do verde, merecem o verde, que é importante para a saúde física e mental de qualquer ser humano. Precisamos deixar essa herança para as crianças", relata. Inclusive, instituições de ensino já estão planejando passeios com os alunos no local. A próxima será a Escola Municipal Lídia Angélica, que fica no bairro Itapoã.

Batalha incansável

A luta para barrar a destruição da mata é longa. Há mais de oito anos ativistas exigem que a Mata do Planalto seja reconhecida pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) como espaço de conservação ambiental e para que seja barrada a construção de um condomínio com 16 prédios no terreno.

Em 2015, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) havia concedido uma licença prévia para o empreendimento, trâmite que foi barrado por uma liminar e está com o andamento paralisado na Justiça.

"Não existe nenhuma novidade e a prefeitura não está colocando na pauta do Conselho Municipal o licenciamento para a construtora. Nada é definido", informa Margareth. A ativista declara que, durante campanha eleitoral, o prefeito Alexandre Kalil chegou a prometer a preservação da mata, assim como a do parque Jardim América, na região Oeste. No entanto, ele não teria dado qualquer resposta até o momento.

Homenagens

Atualmente são 15 os movimentos socioambientais apoiadores da Mata do Planalto. Durante o evento, alguns deles também serão homenageados, assim como membros da imprensa e de grupos culturais parceiros. O jornal Brasil de Fato será um deles.

Serviço

Evento “Artistas e Crianças pela Mata do Planalto”

Data: sábado, 9 de junho

Horário: de 8h às 14h

Onde: Parque do Planalto (rua São José do Jacuri, 100 - bairro Planalto)

Edição: Joana Tavares