Pernambuco

Festival

Mulheres rurais nordestinas apresentam documentário em festival no Cinema São Luiz

Filme produzido coletivamente por militantes camponesas do MMTR-NE integra programação do II FINCAR

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Filme mostra o cotidiano de mulheres trabalhadoras rurais, em momentos de trabalho e mobilização coletiva
Filme mostra o cotidiano de mulheres trabalhadoras rurais, em momentos de trabalho e mobilização coletiva - Divulgação

Documentário “Mulheres Rurais em Movimento” chega à tela do Cinema São Luiz nesta quinta-feira (16), apresentado por mulheres trabalhadoras rurais dos nove estados do Nordeste. A transmissão acontece às 20h e faz parte da programação do II Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (FINCAR), que apresenta entre os dias 14 e 19 de agosto mais de 70 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens de nacionais e internacionais. Os ingressos para assistir ao longa custam R$ 3. 

O filme conta com direção coletiva do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE) e Héloïse Prévost. Após a exibição no São Luiz, as trabalhadoras rurais militantes do MMTR-NE irão promover um debate com o público sobre o processo de construção e direção coletiva, narrando suas experiências à frente e por trás das câmeras na participação desse documentário, que conta suas histórias e lutas.

A obra é fruto de um projeto coletivo e tem como base retratos das ativistas, entrevistas e momentos de trabalho e mobilização coletiva, como a Marcha das Margaridas, mostrando o cotidiano dessas mulheres na luta contra o patriarcado, a homofobia, a agricultura intensiva e poluidora. O feminismo e a agroecologia se combinam em suas vidas diárias e no cenário político.

No ano passado, o filme venceu a Mostra Audiovisual do 13º Mundos de Mulheres & 11º Fazendo Gênero, em Florianópolis (SC). E já neste ano, recebeu uma menção especial do júri no Festival Sciences en Lumière, na França. Uma segunda exibição do filme acontecerá no domingo (19), às 14h, no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, em Camaragibe. No Cine Teatro Bianor as entradas são gratuitas.

Edição: Marcos Barbosa