Pernambuco

CULTURA POPULAR

Recife tem programação gratuita no Dia das Crianças no Museu da Abolição do Recife

A proposta é fazr um dia das crianças baseado em tradições afro-brasileiras

Brasil de fato | Recife (PE) |
Atividade contará com contação de histórias, troca de brinquedos e apresentações culturais
Atividade contará com contação de histórias, troca de brinquedos e apresentações culturais - Divulgação

Foi pensando em construir novas possibilidades para as comemorações do dia das crianças que a contadora de histórias Kemla Baptista, teve a iniciativa, engajada e divertida, de convidar artistas da música, contação de histórias e cultura popular, educadores e estudantes de escolas públicas e universitários para participar de evento colaborativo. 

É com inspiração nesta tradição de festejo, que nasceu o evento "Aguerézinho: O Festejo dos Contos." Um dia de atividades lúdicas gratuitas e repletas de afro-brasilidade para festejar a infância e os 10 anos do Caçando Estórias, que acontecerá no Museu da Abolição do Recife (MAB), no próximo sábado (13), das 15h às 17hs. 

A proposta do Aguerézinho é fazer um convite para que mães, pais e cuidadores, invertam a lógica consumista dominante do 12 de outubro, repensem a ótica eurocêntrica da infância, trocando o shopping pelo jardim, a compra do brinquedo pelo compartilhamento de afeto. O dia das crianças pode ser comemorado de outras formas. Considerando inclusive os legados afro-brasileiros na tradição oral, literatura, música e outras linguagens. O Agueré é um ritmo afro-brasileiro e um festejo da tradição do Candomblé Ketu dedicado aos Odés, os ancestrais caçadores. 

O Aguerézinho tem uma programação variada que inclui visita guiada pelo museu e no jardim, apresentação da DJ Bia Preta, roda de capoeira angola, brincadeiras, pinturas corporais africanas, tenda do turbante e de troca de brinquedos, yoga, quebra-panela,o Baobá de livros, com Roma Julia e Stephany Metódio contando histórias africanas, a apresentação e arrastão do Maracatu Odara que é composto por crianças da Escola Municipal Heliodoro Gonçalves de Arruda, que vem da comunidade de Brejinhos – João Alfredo para a sua primeira apresentação na capital.

E como a ideia é também celebrar os 10 anos do Caçando Estórias, Kemla se apresenta na arena do jardim do MAB com a sessão de histórias “Contos da Ponta do Ofá” em que ela apresenta contos míticos da tradição Yorubá que exaltam as habilidades  e aventuras dos grandes caçadores e caçadoras de África.

Edição: Catarina de Angola