Minas Gerais

FÉ E ARTE

Diálogos entre Tambores: intercâmbio de culturas e tradições

No dia 24, grupo de Congado promove atividade com apresentações e roda de conversa em Contagem

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
As atividades começam às 18h, na sede da Irmandade Os Ciriacos (rua Balneário, n. 240, Ressaquinha, Contagem)
As atividades começam às 18h, na sede da Irmandade Os Ciriacos (rua Balneário, n. 240, Ressaquinha, Contagem) - Giu Souza

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário Os Ciriacos realiza uma atividade cultural para celebrar a cultura negra, durante o mês da Consciência Negra, no dia 24 de novembro, na sede da Irmandade, em Contagem. “Diálogos entre Tambores: intercâmbio de culturas e tradições” convida as mulheres para uma roda de conversa sobre resistência, cultura negra, suas práticas e vivências. O evento também vai contar com intervenções culturais do Bloco Transborda e do Bloco Oficina Tambolelê, além de comidas preparadas na cozinha de São Benedito, na sede da Irmandade.

Com mais de 64 anos de história, a Irmandade Os Ciriacos traz em sua trajetória de fé e luta uma resistência em prol da preservação do congado, patrimônio artístico cultural de Minas Gerais e importante tradição religiosa da cultura negra no Brasil.

Atualmente, a Irmandade conta com 120 membros, envolvendo várias gerações que vivem em comunidade no mesmo território. São idosos, jovens, crianças, homens e mulheres que durante o ano vivem e convivem em torno de algo comum, a tradição do Reinado (congado).

As atividades começam às 18h, na sede da Irmandade Os Ciriacos (rua Balneário, n. 240, Ressaquinha, Contagem).

Tambor de Crioula

Buscando fomentar a troca de saberes entre expressões tradicionais da cultura negra e popular, a atividade contará com a participação especial de Carla Coreira, figura representativa do Tambor de Crioula do Maranhão. Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2007, o Tambor de Crioula integra as manifestações tradicionais da cultura popular do Maranhão.

A brincadeira é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Dela participam as coreiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo dos cânticos ou toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – movimento entendido como saudação e convite.
 

Edição: Joana Tavares