Ao vivo

"No Jardim da Política" debate censura nas escolas nesta quinta-feira (29)

Próxima edição do programa também fala sobre alimentação saudável e popular, e vai ao ar às 14h na Rádio Brasil de Fato

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Cozinheira Tainá Marajoara e professor da UFABC Salomão Ximenes, entrevistados do programa
Cozinheira Tainá Marajoara e professor da UFABC Salomão Ximenes, entrevistados do programa - Montagem BdF

A tentativa de censurar professores em sala de aula, por meio do projeto Escola Sem Partido -- uma das bandeiras do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e sua base de extrema direita --, é o tema da próxima edição do programa No Jardim da Política. Acompanhe ao vivo nesta quinta-feira (29), às 14h, na Rádio Brasil de Fato.

Continua após publicidade

O professor de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC) e coordenador do curso, Salomão Ximenes, estará nos estúdios da rádio em São Paulo para discutir o projeto e as ameaças denunciadas por educadores desde o início da discussão da pauta. Ximenes tem uma série de pesquisas nas áreas de legislação educacional, organização do ensino e direitos da criança e do adolescente, e integra a Rede Escola Pública e Universidade (REPU).

O Projeto de Lei Escola Sem Partido (nº 7180/2014) pretende alterar as diretrizes e bases da educação nacional e tem sido amplamente criticado por movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Apelidado pelos opositores de 'Escola Com Mordaça', o PL pode ser votado na comissão especial da Câmara dos Deputados nesta quinta (29). Caso aprovada, a matéria pode seguir direto para analise do Senado Federal.

A edição programa também transmite um bate-papo com a cozinheira e realizadora cultural Tainá Marajoara. A paraense de 34 anos é fundadora do Ponto de Cultura Alimentar Iacitatá e conselheira nacional da Cultura Alimentar. Marajoara fala sobre o entendimento da alimentação enquanto cultura brasileira e comenta a importância da agricultura familiar para a soberania alimentar do Brasil.

Na reportagem, o programa traz ainda a história da Rádio Camponesa, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que completa 20 anos nesta semana. O BdF mergulhou na trajetória do veículo e convida os ouvintes a conhecer essa trajetória de luta para ocupação do "latifúndio do ar".

>> Confira a íntegra das edições anteriores do programa No Jardim da Política <<

É possível acompanhar o No Jardim da Política na Rádio Brasil de Fato pelo site ou pelo aplicativo do BdF disponível no Google Play. O programa tem duração de 1h30 e também será transmitido no Facebook

Edição: Daniel Giovanaz