Paraná

Avanço

Quilombo Paiol de Telha pode ser primeiro titulado no Paraná

Incra adquiriu áreas que formam o quilombo. Falta registrar a escritura em nome da associação quilombola

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Essa é a primeira vez que o Incra obtém uma área no Paraná para a titulação de um quilombo.
Essa é a primeira vez que o Incra obtém uma área no Paraná para a titulação de um quilombo. - Franciele Petry

Em um cenário de desafios, quilombolas do Quilombo Invernada Paiol de Telha - Fundão, localizado na cidade de Reserva do Iguaçu (PR), têm muito a comemorar. Foi oficializada na tarde da terça-feira (22) a obtenção de parte das terras que formam o território tradicional da comunidade. Essa é a primeira vez que o Incra obtém uma área no Paraná para a titulação de um quilombo.

A aquisição é o passo final do processo de desapropriação. Para que o território seja titulado, basta que a escritura seja encaminhada para transferência da matrícula do imóvel da Agrária para o nome do Incra, que emitirá o título. A expectativa é que esse processo ocorra em menos de um mês.

O Paiol de Telha foi a primeira das 38 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares no Paraná. Presidente da Associação Quilombola Pró-Reintegração Invernada Paiol de Telha Fundão-Heleodoro, Mariluz Marques se emociona. “É um momento histórico. A gente já pode falar: é nosso!”, comemora. “É resultado de luta após luta, de muitas idas a muitas instâncias. É resultado do trabalho de cada pessoa da comunidade”, lembra. 

Edição: Laís Melo