Minas Gerais

Opinião

Artigo | Somos um país soberano?

Tentativa dos Estados Unidos de transformar o Brasil em seu feudo particular é explícita

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Dominar o Brasil significa ter portas abertas para transformar a América Latina em um fornecedor de matéria-prima abundante
Dominar o Brasil significa ter portas abertas para transformar a América Latina em um fornecedor de matéria-prima abundante - Foto: Reprodução de vídeo/The Intercept Brasil

Um general brasileiro irá integrar, nos próximos meses, o Comando Sul (SouthCom) das Forças Armadas americanas. A informação foi dada pelo almirante americano que comanda a divisão voltada para a segurança americana na América Latina.

A informação é preocupante e não pode ser tratada com a naturalidade aparente. Um general brasileiro, um militar com alta patente, passará a servir no Exército americano. Somos ou não somos um país soberano, com projeto próprio? Um general brasileiro à serviço das forças armadas americanas é um forte indicativo de que estamos de novo a caminho de ser colônia dos Estados Unidos.

Existem hoje grandes embates globais de poder. China e Estados Unidos se debatem nas questões da tecnologia e da inteligência artificial, apontando para um futuro próximo. Rússia e Estados Unidos se enfrentam no campo militar, na disputa geopolítica global. 

A tentativa explícita dos Estados Unidos em transformar o Brasil em seu feudo particular entra no âmbito dessas disputas. Dominar o Brasil significa ter portas abertas para transformar a América Latina em um fornecedor de matéria-prima abundante e mão de obra extremamente barata, além de dar pleno controle aos estrangeiros sobre nossas águas, nossa energia elétrica, nossas telecomunicações. É uma nova colonização, que representa a entrega da soberania nacional, a entrega de nossas riquezas naturais e de todo o patrimônio que é do povo brasileiro. Os BRICS representavam uma frente contra essas polaridades estreitas e por isso foram tão combatidos pelos norte-americanos.

Então, retorna a dúvida: somos um país soberano, com projeto próprio para o futuro? Ou a intenção é que nossa pátria sirva apenas aos interesses de fora, que aqui aportam apenas quando existe possibilidade de ampliar os lucros e levar para longe nosso patrimônio?"

*Patrus Ananias é deputado federal (PT).

Edição: Elis Almeida