Minas Gerais

Opinião

Artigo | Trump recebe recompensa pelo apoio ao golpe no Brasil

Nos governos Lula e Dilma nunca houve desprezo pelas relações com os EUA. Havia respeito e defesa de nossa soberania

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
"O que nós estamos vivendo é uma humilhação total. Mendigando favores"
"O que nós estamos vivendo é uma humilhação total. Mendigando favores" - Foto: Isac Nóbrega/PR

A visita de Bolsonaro aos Estados Unidos vem sendo propalada pela imprensa brasileira como marco de nova era na relação entre os dois países. Como se o Brasil tivesse pavor e excluído os norte americanos das relações diplomáticas e comerciais nos governos de Lula e Dilma. O que é uma mentira. O que está havendo agora é total submissão aos interesses de Donald Trump. 

Na visita de Bolsonaro, dizem que foram assinados vários acordos, em diversas áreas. É mais uma mentira. Acordo pressupõe concessões e benefícios de ambas as partes. O Brasil cedeu e não obteve nada em troca. Acabou de entregar o que ainda restava: nosso petróleo, aviação, como a Embraer, base de Alcântara, biodiversidade e Amazônia, Petrobrás, Eletrobrás, Correios, Bancos Públicos. O Brasil implorou apenas o apoio para inclusão na Organização para Cooperação e Desenvolvimento, OCDE, ou clube dos países ricos, que atualmente é composto por 38 países, dos quais trinta são da Europa; quatro das Américas: EUA, Canadá, México e Chile; e mais Japão, Coreia do Sul, Austrália e Israel.

O Brasil procura acordo de livre comércio com os americanos. Não há nada que esperar em troca. Trump é protecionista e vem taxando os produtos brasileiros que são exportados pra lá, como aço, por exemplo. O Brasil só está perdendo. Bolsonaro reduziu à zero a tarifa de importação do trigo americano. A produção agrícola americana é subsidiada e o produtor brasileiro não tem como competir com isto. O sonho da entrada na OCDE implica na perda de tratamento diferenciado que o Brasil tem na Organização Mundial do Comércio, OMC. São perdas e mais perdas.

O que nós estamos vivendo é uma humilhação total. Mendigando favores. Nos governos Lula e Dilma nunca houve desprezo pelas relações diplomáticas e comerciais com os Estados Unidos. Havia sim, respeito e defesa de nossa soberania, de nossos interesses. Assim foi com os presidentes George Bush e Barack Obama. Em um dos encontros de Lula com Obama no G20, ele chegou a chamar Lula de “este é o cara.”

É repugnante a subserviência do atual ocupante do palácio do Planalto ao governo dos Estados Unidos. É um traidor da pátria e do povo brasileiro. Ao abrir as portas do país para entrada de americanos sem necessidade de visto, incluiu Japão, Canadá e Austrália para não ficar tão descarado. É uma farsa este governo. Um cão domado!

Padre João é deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Edição: Elis Almeida