Minas Gerais

Esporte

Coluna Curta e Grossa | Time grande faz assim!

Em repúdio ao golpe na Argentina, os maiores clubes do país se uniram e divulgaram a tag #NuncaMás

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
"É importante que os clubes entendam seu papel social"
"É importante que os clubes entendam seu papel social" - Foto: Divulgação Racing

O futebol é uma paixão nacional, não há dúvidas. É justamente por isso que vejo no esporte um potencial enorme para incentivar e propor reflexões além dos campos. Ainda que muitos discordem, este é um espaço de visibilidade que não deve ser ignorado. É importante que os clubes entendam seu papel social. Vamos ver o caso de nossos hermanos, por exemplo.
24 de março foi o Dia Nacional da Memória pela Verdade e Justiça na Argentina. A data relembra e homenageia as vítimas do golpe civil-militar, ocorrido em 1976 no país. Em repúdio ao golpe, as maiores equipes argentinas, como Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing e Estudiantes se uniram e divulgaram em suas redes sociais mensagens com a tag #NuncaMás. É um gesto simples. Não envolve grandes ações ou gastos com marketing. Mas é simbólico. Uma corrente contra um período nefasto, que trouxe mortes, torturas, medo, censura e vergonha para a história da democracia argentina. 
Paralelo a isso, o dia 31 de março marca, no Brasil, uma data semelhante: do golpe que instaurou a ditadura militar no país. Para quem não conhece ou ignora, foram 21 anos que também deixaram marcas profundas e vergonhosas em nossa história. Em vez de repúdio, vemos manifestações de apoio por parte do atual governo e de seus seguidores. Poderia ser um pesadelo, mas, infelizmente, há quem comemore torturas e assassinatos. 
Qual vai ser a posição dos nossos clubes? Dos jogadores? Times não estão isolados da sociedade. E, mais do que nunca, os brasileiros precisam refletir. Conhecer e reconhecer o passado é fundamental para um país olhar para o futuro. Como bem publicou o Racing: “o tempo passa, mas o pedido por memória, verdade e justiça não cessa e se faz cada vez mais forte”. 
Time grande faz assim!
 

Edição: Wallace Oliveira