Minas Gerais

RESISTÊNCIA

Mais de 200 pessoas participam da Assembleia Popular da Mineração em Teixeiras (MG)

Encontro é parte de mobilização contra um projeto de mineração que pode durar 20 anos e atingir sete cidades

Belo Horizonte |
Maior preocupação é como água, ar e trânsito serão impactados pelo empreendimento
Maior preocupação é como água, ar e trânsito serão impactados pelo empreendimento - Raoni Garcia / Mídia NINJA

A população urbana e rural da zona da mata de Minas Gerais está demonstrando preocupação com um projeto de mineração nas suas cidades. No sábado (27), aconteceu no Centro Comunitário de Teixeiras (MG) a primeira Assembleia Popular da Mineração para debater o projeto da empresa Zona da Mata Mineração de explorar magnetita na região. O encontro reuniu mais de 200 pessoas vindas de 10 municípios.

De acordo com os organizadores da assembleia, a empresa estaria violando direitos humanos e ambientais no processo de chegada na comunidade, não informando a população sobre os reais impactos e as iniciativas para resolve-los, além de não reconhecerem várias famílias como atingidas. A preocupação presente na maioria das falas dos moradores foi a falta de informação sobre os impactos do empreendimento na água, na geração de poeira e no trânsito com o aumento de veículos pesados.

A mineradora ZMM tem um projeto de exploração de minério de 20 anos para os municípios de Amparo do Serra, Teixeiras, Pedra do Anta, São Miguel do Anta, Coimbra, São Geraldo, Visconde do Rio Branco e Ubá. Porém, a empresa possui até o momento licença ambiental para minerar na comunidade de São Pedro/Nossa Senhora Aparecida, na divisa de Teixeiras e Pedra do Anta. 

Os próximos passos, segundo organizadores da assembleia, serão a realização de audiências públicas nas câmaras municipais cobrando o posicionamento de vereadores e também o pedido de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Afirmam ainda que existe um grupo de especialistas voluntários analisando o Estudo de Impacto Ambiental do empreendimento.

Edição: Rafaella Dotta