Minas Gerais

Estratégia

Coluna de Olho na Mídia | Ataques contra universidades em grupos de zap

Apontada por 10 entre 10 brasileiros como saída para o Brasil, a educação é continuamente atacada pelo governo Bolsonaro

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Apontada por 10 entre 10 brasileiros como saída para o Brasil, a educação é continuamente atacada pelo governo de extrema direita de Jair Bolsonaro. Além de encampar projetos de censura nas escolas e ridicularizar o maior especialista brasileiro no assunto, o governo ainda anunciou um corte de 30% no setor. Em resposta, mais de 2 milhões de pessoas foram às ruas. O ato do dia 15 de maio simbolizou também que as redes sociais do presidente não conseguiram convencer a população de que as universidades são lugares de “balbúrdia” e gente pelada. O triste é que, sim, o governo tentou vender essa mentira. Leia sobre isso e confira dicas de como acompanhar a mídia.  Não esqueça: queremos seus comentários e sugestões!
Ataques contra universidades em grupos de zap
Talvez você tenha recebido em seu celular, em algum grupo do WhatsApp, uma (ou várias) foto de estudantes pelados assistindo aula ou fazendo coisas bizarras na universidade. Pois saiba que isso foi parte de uma estratégia do governo de Jair Bolsonaro – cuja popularidade só diminui – para reativar a rede de boatarias que o ajudou na eleição. Segundo uma reportagem do Intercept Brasil, os grupos bolsonaristas voltaram a investir nas mensagens falsas ou retiradas de contexto para tentar ganhar o apoio da população na política de cortes na educação. 
Segundo pesquisadores que monitoram esses grupos, a maioria dos administradores têm números de fora do Brasil. Se você começar a receber enxurradas de mensagens querendo detonar algum assunto, procure saber a origem e se pergunte: quem começou a enviar isso e por quê? 
A matéria revela ainda que 60% dos seguidores de Jair Bolsonaro no Twitter são robôs, ou seja, perfis falsos. Tem muito dinheiro e interesses estranhos por trás disso tudo. Leia a matéria completa aqui.
Resumo crítico
Para ficar por dentro de um resumo de tudo o que aconteceu de importante na semana com uma perspectiva crítica, uma boa dica é o Boletim Ponto. Vale a pena se inscrever enviando uma mensagem para [email protected] ou acompanhar na página do Brasil de Fato. 

Edição: Elis Almeida