Paraná

Escola Sem Partido

Alep vota nesta terça (28) projeto que amordaça professores

Escola sem partido é rechaçada por órgãos públicos como MP

Porém. net | Curitiba (PR) |
Deputado Ademar Traiano (PSDB), reafirmou que PL que institui no sistema de ensino estadual o Programa Escola Sem Partido será votada hoje
Deputado Ademar Traiano (PSDB), reafirmou que PL que institui no sistema de ensino estadual o Programa Escola Sem Partido será votada hoje - Sandro Nascimento/Alep

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), reafirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (27) que o projeto de lei nº 606/2016, que institui no sistema de ensino estadual o Programa Escola Sem Partido estará na pauta de votação da sessão desta terça-feira (28). O projeto é de autoria do deputado Ricardo Arruda (PSL) e do, hoje deputado federal, Felipe Francischini (PSL).

Segundo Traiano, a expectativa é que as discussões sejam extensas, pois não há um consenso sobre a matéria. “Vai gerar uma discussão muito ampla. Os parlamentares estão divididos em relação ao tema. Mas não vou mais adiar o processo de votação, já que ele passou por todas as comissões”, relatou.

O presidente destacou ainda que, quando a proposta for analisada em segundo turno de votação, ela deverá receber emendas de plenário, o que fará com que a matéria retorne à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

MP é contra o projeto

Em janeiro desse ano, o MP do Paraná emitiu nota considerando autoritária a iniciativa “Escola sem Partido”. O Ministério Públixo afirma “repudiar qualquer tentativa de estabelecimento de vedações genéricas de conduta que, a pretexto de evitarem a doutrinação de estudantes, possam gerar a perseguição de professores e demais servidores públicos da educação no exercício de suas atribuições”.

Estudantes contra projeto

Através das redes sociais, estudantes da UFPR convidaram toda população para lutar contra a PL que afirmam atacar e desmontar a educação crítica. A população se reúne agora em Assembleia Legislativa para se manifestar contrária ao PL durante a votação.

Edição: Laís Melo