Minas Gerais

Memória

João Paulo Cunha lança livro que reúne textos dos seus últimos 5 anos de carreira

Obra compila análises políticas da conjuntura brasileira e temas ligados ao jornalismo cultural

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Iniciativa de juntar os escritos surgiu a partir do incentivo de amigos
Iniciativa de juntar os escritos surgiu a partir do incentivo de amigos - Foto: Reprodução

"Penso, logo duvido" é o nome do novo livro do jornalista João Paulo Cunha, que será lançado na próxima sexta-feira, 5 de julho, em Belo Horizonte.

A publicação reúne artigos publicados nos mais diversos veículos de imprensa durante os últimos 5 anos da carreira de João como comunicador. Uma parte contém textos políticos, que tratam da conjuntura brasileira desde a eleição de Dilma Rousseff (PT), passando pelo impeachment da ex-presidenta e pela entrada do governo Temer (MDB); outra aborda temas ligados ao jornalismo cultural (filmes, livros, relação com a cidade, etc).

João Paulo conta que a iniciativa de juntar os escritos surgiu a partir do incentivo de amigos, que viam nas obras uma boa oportunidade para construir registros históricos. Um dos principais impulsionadores foi o dramaturgo, diretor e escritor João das Neves, que faleceu em agosto de 2018.

"Eu sempre dizia ao João das Neves que achava que os textos tinham uma vocação muito forte para o imediato, para refletir o que estava acontecendo no momento, mas ele acreditava que existiam elementos importantes para ficarem documentados, uma vez que história se dá dessa maneira, vai avolumando reflexões e conhecimentos, de forma que a gente possa intervir de maneira mais consciente”, diz.

Com análises aprofundadas, a ideia é que os leitores possam recorrer à publicação sempre que for necessário relembrar e compreender um pouco o passado recente e a atualidade do Brasil.

Evento

O lançamento irá contar com personalidades da música mineira, como a cantora Titane, Letícia Bertelli, Makely Ka e Hudson Lacerda, que irão se apresentar de maneira intimista, em uma espécie de roda de música. A ocasião também tem a proposta de ser um encontro leve e de debate sobre os assuntos do livro.

Serviço

Lançamento do livro "Penso, logo duvido" de João Paulo Cunha

Sexta, 5 de julho, às 19h30

Na Casa do Jornalista (Av. Álvares Cabral, 400 – Centro, Belo Horizonte)

Entrada gratuita

O autor

João Paulo Cunha já trabalhou em jornais impressos, rádio e televisão. Foi diretor da Casa do Jornalista, professor da PUC Minas, pesquisador da Escola de Saúde Pública e presidente do BDMG Cultural. Atualmente é colunista do Brasil de Fato.

Edição: Elis Almeida