Minas Gerais

IDEIAS DE CATEGORIA

Brasil de Fato MG oferece curso em BH sobre comunicação e sindicalismo

Programação conta com nomes de peso e prevê debates sobre conjuntura, pautas, linguagem e organizações dos trabalhadores

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Encontro acontece nos dias 11 e 12 de julho
Encontro acontece nos dias 11 e 12 de julho - Divulgação

O jornal Brasil de Fato MG realiza em Belo Horizonte, nos dias 11 e 12 julho, mais um curso de formação aberto à sociedade. Denominado “Ideias de Categoria”, o curso possui como tema comunicação e sindicalismo, com o objetivo de construir uma reflexão com comunicadores de sindicatos, diretores, jornalistas e comunicadores interessados sobre linguagem, conteúdo, pautas e história da luta sindical em Minas Gerais.

“Neste momento, em que os inimigos do povo querem que fiquemos na nossa, fragmentados, quietos, com medo, a gente percebe que é hora de nos unirmos cada vez mais, trocar ideias, pensar junto, estudar e colocar nossas experiências a serviço um dos outros. Isso nos fortalece”, ressalta Joana Tavares, editora do jornal Brasil de Fato MG.

Uma das atividades previstas na programação é uma aula sobre o pensamento de Antonio Gramsci, filósofo e jornalista italiano do início do século 20, que desenvolveu uma teoria que contribui para refletir a realidade dos trabalhadores. Para ministrar essa aula, uma das convidadas é Cristina Bezerra, professora do departamento de serviço social da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Outro convidado de peso, é Franklin Martins, que foi secretário de comunicação no governo Lula, responsável pelo anteprojeto de democratização da mídia, que teria sido entregue à Dilma Rousseff. “Com essa inspiração, acho que o curso pode afiar mais nossas ferramentas para a gente fazer uma boa comunicação com categorias e com todo o povo”, aponta Joana.

Para Alessandra Mello, presidenta do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais – que também irá ministrar uma palestra – o curso "Ideias de Categoria" levanta reflexões importantes sobre a atualidade do sindicalismo e a importância da comunicação neste contexto de aprofundamento do golpe. “Todas as conquistas que tivemos, em termos de direitos, são advindas da luta dos sindicalistas, por melhores condições de vida e de trabalho. E por outro lado, boa parte do que a gente enfrenta no Brasil, tem a ver um pouco com o papel da comunicação, porque forma opinião, forja consenso e pode encaminhar os rumos da nação”, discute.

História

Desde 2013, o Brasil de Fato MG circula em diversas regiões de Minas Gerais. Em formato tabloide e gratuito, o jornal é uma ferramenta de comunicação que busca construir notícias a partir da visão dos trabalhadores, lançando mão dos princípios jornalísticos, com apuração responsável e seriedade na abordagem dos fatos.

Para Joana Tavares, os meios de comunicação sempre escolhem algum ponto de vista em sua abordagem. Nesse sentido, a imprensa comercial e hegemônica defende seus interesses que, em geral, estão relacionadas ao mercado e à manutenção das desigualdades sociais. “A gente [do Brasil de Fato] escolhe, justamente, fazer comunicação com outro viés, falando de um outro lugar. Por isso, consideramos que os sindicatos têm muito a dizer, muito a refletir e que são ferramentas essenciais para a própria democracia e para a luta por direitos”, afirma.

Serviço

Ideias de Categoria | Curso de Comunicação e Sindicalismo
Data: 11 e 12 de julho de 2019 (quinta e sexta-feira)
Horário: de 9h às 18h
Local: AFFEMG - Rua Sergipe, 893 Savassi - Belo Horizonte/MG
Inscrições: R$ 300 / R$ 150 para estudantes / Desconto de 10% para pacotes de três inscrições e mais descontos para pacotes maiores
Formulário para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYUotsQHsbbfCwY8K6ctCLx6vpRnnnX5XrTNscI5LekD9V3Q/viewform
Mais informações: (31) 3213-3983 | [email protected]
Evento: https://www.facebook.com/events/471077010345108/ 
 

Edição: Elis Almeida