Pernambuco

EDITORIAL

BDF PE: 100 edições a serviço da classe trabalhadora na batalha das ideias

Três anos produzindo uma visão popular de Pernambuco, do Brasil e do Mundo

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Brasil de Fato Pernambuco surge para se somar na comunicação popular de PE no auge das lutas de 2015
O Brasil de Fato Pernambuco surge para se somar na comunicação popular de PE no auge das lutas de 2015 - Pedro Diniz

Em momentos de retrocessos inimagináveis, nos consolidamos como semente de esperança, escuta, informação. Nos consolidamos como farol na comunicação popular.  Nacionalmente, o jornal surge em janeiro de 2003 numa proposta audaciosa. Ele nasce da necessidade dos movimentos populares terem um veículo  com noticias confiáveis,  que conseguisse dar respostas às lutas sociais da cidade e também do campo, informando os trabalhadores e trabalhadoras, com circulação nacional.
Em 2013, decide-se construir jornais estaduais, o Brasil de Fato Pernambuco, surge para se somar na comunicação popular de PE, no auge das lutas de 2015, se consolidando como um dos principais instrumentos do campo popular, na resistência aos retrocessos Em uma parceria entre sindicatos e movimentos populares. Fazemos parte do Sistema de Comunicação Brasil de Fato, com mais de três anos em Pernambuco, trabalhamos na cobertura da realidade das diferentes regiões do estado, do litoral ao sertão, procurando uma visão popular de Pernambuco, do Brasil e do Mundo.
Plural e diversificado, o Brasil de Fato Pernambuco reúne acima de tudo, profissionais militantes comprometidos com uma comunicação séria e de qualidade, com a construção de outro mundo possível. Reúne jornalistas, colunistas e colaboradores de movimentos populares de Pernambuco e outros lugares do Brasil.
O Brasil de Fato Pernambuco conta com edição de jornal impresso semanal - distribuído gratuitamente no estado de Pernambuco -, com um Programa de Rádio na Rádio Clube 720 AM, no Recife, todos os dias das 14h às 15h, na terças o Programa Revista Brasil de Fato, na Rádio Pública Frei Caneca das 20h as 21h e na quinta feira na Radio Universitária Paulo Freire das 10h às 10:30, em parceria com o Levante Popular da juventude, temos o Papo Reto, também  conta com um portal na internet com cobertura nacional: www.brasildefatope.com.br.
Além de atuar em Pernambuco, o Sistema de Comunicação Brasil de Fato também está presente na Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, e São Paulo.
Temas como cultura, direitos humanos, política, cotidiano e tratados diariamente, além de produções sobre outras atividades e serviços. Todos os conteúdos do Brasil de Fato podem ser reproduzidos livremente, sempre citando a fonte.
É a centésima edição de outras centenas que virão, a serviço do povo brasileiro, da construção de um projeto popular para o Brasil. 

Edição: Monyse Ravenna