Paraná

Esporte

Brasil, país do handebol

Seleção feminina não perde uma partida no Pan-Americano há 24 anos

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
A vitória feminina no Pan foi importante para o handebol feminino, mas há problemas estruturais para resolver até a Olimpíada.
A vitória feminina no Pan foi importante para o handebol feminino, mas há problemas estruturais para resolver até a Olimpíada. - Abelardo Mendes Jr | rededoesporte.gov.br

Ao vencer a Argentina na final do Pan-Americano, a seleção feminina de handebol manteve uma invencibilidade de 24 anos, conquistou a sexta medalha de ouro consecutiva, além de garantir vaga para a Olimpíada de Tóquio, no ano que vem. 

Mas o jogo foi mais complicado do que prometia, depois de o Brasil ter atropelado os Estados Unidos na semifinal, vencida por 34 a 9, e ter uma campanha perfeita na fase anterior, com média de 36 gols feitos por partida. 

No primeiro tempo da final, a Argentina liderou o placar, faltando 1 minuto para acabar estava vencendo por 12 a 10. O Brasil conseguiu um contra-ataque e, em outra jogada nos segundos finais, foi para o vestiário com o empate. 

No segundo tempo, com forte marcação e atuação destacada da goleira Renata Arruda, o Brasil foi abrindo vantagem até terminar a partida com vitória de 30 a 21. Curiosidade é que a goleira, de 20 anos, nem tinha nascido quando o Brasil perdeu pela última vez no handebol feminino no Pan. 

Falta de patrocínio 

A vitória feminina no Pan foi importante para o handebol feminino, mas há problemas estruturais para resolver até a Olimpíada. O patrocínio do Banco do Brasil e dos Correios foi cortado e a confederação vem sobrevivendo com recursos do Comitê Olímpico brasileiro, que são escassos para atender a todos os esportes. 

Edição: Laís Melo