Surf

Ceará do surf. O estado tem mais de 70 escolinhas do esporte

Tradição nas praias de Fortaleza e da Região metropolitana o Surf é um esporte popular no Ceará

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A atleta, Silvana Lima possui dois títulos brasileiros e classificação para o circuito da elite mundial - CT.
A atleta, Silvana Lima possui dois títulos brasileiros e classificação para o circuito da elite mundial - CT. - Foto: Divulgação WLS

Titãzinho, Praia Formosa, Praia do Futuro, Ronco do Mar no Paracuru e Taíba em São Gonçalo do amarante são os principais picos frequentados por surfistas na terra do sol. "A turma curte o Ceará porque aqui tem onda o ano todo, lugares com o alinhamento do surf mais para treinar remada e furada, outros para manobras e drops mais rápido e ainda altos outsiders para pegar uma onda tubular", segundo Israel Rodrigues, surfista da Praia do Futuro que dá na escolhinha PF School.

Uma fama que tem fortalecido a difusão de um dos esportes mais praticados no Brasil e popularizado o número de escolinhas em Fortaleza. E quem procura o surf tem muito cearense para se espelhar, uma turma que vence todo tipo de obstáculo e persiste no esporte competindo e angariando títulos nacionais e internacionais. Fazem parte dessa turma Fábio Silva (Campeão Mundial ISA), Tita Tavares (Campeã Mundial WQS), Pablo Paulino (Bicampeão Mundial Pro Junior) e Silvana Lima (dois títulos brasileiros e classificação para o circuito da elite mundial - CT).

Segundo Amélio Júnior, Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, o Circuito Cearense de Surf existe há mais de 30 anos e é uma referencia nacional nas competições. Nos próximos dias 30, 31 de Agosto e 01 de Setembro vai acontecer na Taíba, o “Maresia pro Taiba”, válido como terceira etapa do Circuito Cearense e que pontua também para o Brasileiro de Surf Profissional 2019. Será uma oportunidade de ver a meninada do Ceará brilhar. 

Surfista há 18 anos, Israel Rodrigues lembra que "antes surfista era tudo vagabundo, hoje virou profissão, pode ser shaper, laminador, representante de moda Surfwear. Temos mais de 77 escolinhas entre elas projetos sociais que tiram a meninada da rua e do ócio nas comunidades.".

Quebrando preconceitos

Silvana Lima, uma das promessas brasileiras para a estreia do surf como modalidade olímpica na competição do Japão em 2020, saiu de Paracuru, da praia de Ronco do Mar para o mundo. Atualmente patrocinada pela por muitas empresas, a atleta vive um bom momento, mas sempre garante que a batalha no surf é todo dia. 

Em entrevista para o canal de esportes Woohoo, a cearense contou que Silvana Lima começou a surfar aos sete anos com restos de portas de madeira e pranchas de isopor. No inicio era confundida com os meninos e sempre enfrentou preconceitos no esporte. Na mesma entrevista ela lembra que o surf feminino enfrenta muitos desafios como a regularidade de campeonatos nacionais e que para as meninas é mais difícil conseguir patrocino. Mas Silvana segue firme e não se abala: "Existe muito machismo no esporte, infelizmente. Mas tenho dois grandes desejos no esporte, ser campeã mundial e participar da olimpíada de Tóquio. Estou trabalhando para isso. Se eu ganhar, o surfe feminino pode ter a mudança que precisa." 

Onde aprender

WF Escola de Surf
Endereço: Praia da Leste-oeste
Telefone: (85) 99793.3642 (Waldir Freitas)
Instagram: @wfsurfschool

PF Surf School
Endereço: Av. Zezé Diogo, 3070, Praia do Futuro
Telefone: (85) (85) 3262.0992/ 99667.0546 / 98737.7396 (Israel Rodrigues)
Instagram: @neneswel
Facebook: /pfsurfschool
Instagram: @pfsurfschool

Junco Escola de Surf
Endereço: Av. Clóvis Arrais Maia, 4567 – Praia do Futuro
Telefone: (85) 99953.7537
Facebook: /juncoescoladesurf
Instagram: @juncoescoladesurf

Escola de Surf Duda Carneiro
Av. Leite Barbosa, 1012 – Cais do Porto
Telefone: (85) 98583.5714
Fabebook: /dudacarneirosurf
Instagram: @dcescoladesurf

Edição: Monyse Ravena