Rio de Janeiro

RESPOSTA

Parlamentares exigem retorno da bonificação de policiais por redução de mortes no Rio

Reação é resposta ao decreto do governador Witzel que determinou fim do estímulo a diminuição de mortes em operações

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ)  |

Ouça o áudio:

De janeiro a agosto de 2019, 1249 pessoas foram mortas em ações policiais no estado do Rio de Janeiro
De janeiro a agosto de 2019, 1249 pessoas foram mortas em ações policiais no estado do Rio de Janeiro - Mauro Pimentel/ AFP

Diversos deputados estaduais do Rio de Janeiro protocolaram um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para anular o decreto do governador Wilson Witzel (PSC), publicado no Diário Oficial desta terça-feira (24). O decreto de Witzel suspende a redução de mortes cometidas por policiais como um dos indicadores do Sistema Integrado de Metas, que norteia os bônus pagos a policiais militares do estado. Na prática, com a medida, os policiais não serão mais incentivados a reduzir a letalidade em operações. 

A reação parlamentar foi encabeçada pela deputada Mônica Francisco (Psol) e a bancada de seu partido, além de Carlos Minc (PSB), Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), Enfermeira Rejane (PcdoB) e Waldeck Carneiro (PT). 

“Não é possível que em um estado onde de janeiro a agosto 1249 pessoas foram mortas em ações policiais e exatamente no momento em que a sociedade está comovida pelo assassinato de mais uma criança, a menina Agatha, o governador suspende o parâmetro que garante alguma redução da letalidade policial. Qual é o compromisso do governador do estado do Rio de Janeiro com a vida das pessoas que vivem aqui? Não podemos seguir contando mortos todos os dias e governador nada fazendo para mudar esse quadro”, desabafou Mônica Francisco.   

Criado em 2009, o sistema de metas das polícias civil e militar estabelece objetivos a serem cumpridos por batalhões e delegacias em suas respectivas regiões. A gratificação era paga semestralmente e, no caso das mortes cometidas por agentes do estado, recebiam o bônus as unidades que alcançassem a redução do número de ocorrências. 

De janeiro a agosto deste ano, as mortes pela polícia aumentaram 16% em relação a 2018. No total, a polícia é responsável por 30,7% das mortes violentas no estado do Rio, no mesmo período. 

Edição: Mariana Pitasse