Paraíba

VISIBILIDADE

18ª Parada LGBTQI+ de João Pessoa acontece neste neste domingo (29)

Com o tema Memória, Verdade e Justiça: 50 anos de Stonewall, terá apresentação da cantora Lorena Simpson

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
18ª Parada LGBTQI+ de João Pessoa
18ª Parada LGBTQI+ de João Pessoa - Reprodução

A 18ª Parada LGBTQI+ de João Pessoa irá acontecer a partir das 14h, neste domingo (29), na Avenida Cabo Branco, e vem trazendo, este ano, uma extensa programação com shows das cantoras Lorena Simpson, que é embaixadora da diversidade sexual, Amannda, Val Donato, Misandri, Isa Queiroz, Magaly Mel, Patrick, Lohanny Lorenzzi, Arquiza, Alemão Guerreiro, Ballet K17, DJ Mermaid, DJ oficial do evento, Gaudy e a presença das misses Gay e Trans Paraíba, além de aula de biodança e o beach soccer com o grupo de mulheres do Maria Quitéria.
O tema da Parada deste ano é Memória, Verdade e Justiça: 50 anos de Stonewall em alusão às quatro décadas do movimento LGBT+ no Brasil e os 50 anos da revolta de Stonewall, em Nova Iorque, quando no dia 28 de junho de 1969, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e boêmios reagiram à repressão policial em um bar local. 
Segundo Fernando Luiz, vice-coordenador do Movimento do Espírito Lilás - MEL: “É uma comemoração importante para a comunidade LGBT porque foi onde tudo começou na luta pela igualdade, pela cidadania e visibilidade dessa população. O Brasil é o país a que mais mata a população LGBT, e de modo particular, a população trans e travestis. Este ano a gente vai pra a rua mais uma vez denunciando os ataques que a população LGBT tem sofrido historicamente no Brasil e pautando ainda mais direitos, nenhum direito a menos, mais integridade com a sociedade, com direitos, direito ao trabalho, à civilização, à saúde, à uma educação pública, gratuita e de qualidade, e por mais visibilidade”.
O evento também vai contar com tendas com serviços do Espaço LGBT, com distribuição de preservativos e panfletos informativos. A Comissão Organizadora é formada pelos Movimentos: Maria Quitéria, Movimento do Espírito Lilás (MEL), Associação das Travestis e Transexuais da Paraíba (Astrapa), Movimento de Bissexuais (Movibi) e Petris – Coletivo de Homens Trans da Paraíba.
 

Edição: Cida Alves