Minas Gerais

Extensão

O que você vai perder com o corte de verbas da UFMG?

Universidade oferece milhares de serviços gratuitos para população, que podem ser cancelados com medidas de Bolsonaro

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Faculdade de odontologia da UFMG é uma das que oferecem atendimentos gratuitos
Faculdade de odontologia da UFMG é uma das que oferecem atendimentos gratuitos - Foto: Reprodução

Não apenas os estudantes e trabalhadores da educação perdem com o corte de verbas do Ministério da Educação (MEC) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A população sai prejudicada, e muito, haja vista a quantidade de serviços fornecidos pela instituição e usados diretamente pelos interessados. Sem falar no enorme prejuízo para a sociedade com a diminuição das pesquisas e da produção científica.

A área de extensão, que é o nome dado ao setor que fornece milhares de atividades gratuitas ou a preços populares como tratamento dentário, médico e veterinário, cursinho pré-vestibular, educação de jovens e adultos, entre outras, carrega para 2020 a incerteza sobre quais atendimentos (que são realizados por cursistas com supervisão de professores e profissionais) poderão continuar.

Em 2019, já com orçamento reduzido, a opção da administração da UFMG foi por não retirar as bolsas que haviam sido implementadas este ano. No entanto, editais que iam ser lançados foram cancelados. Para os anos seguintes, a preocupação é que os projetos e vagas diminuam cada vez mais.

Hoje são cerca de 3.500 ações em andamento, de acordo com dados fornecidos pela Pró-Reitoria de Extensão. Em 2018, foram registrados 3 milhões de atendimentos, nas mais diversas áreas: saúde, tecnologia, meio ambiente, educação, produção e trabalho, justiça, cultura, comunicação, etc.

O que já acabou?

CRIANÇAS COM MENOS ATENDIMENTO Os alunos da Escola da Enfermagem realizam um trabalho com crianças internadas no Hospital Odilon Behrens, em Belo Horizonte. Os estudantes atendiam em dois turnos e agora em apenas um, reduzindo o número de pacientes acolhidos.

CULTURA, MEIO AMBIENTE, PRA QUÊ? A UFMG já teve que reduzir gastos com equipamentos, manutenção e infraestrutura, o que atingiu em cheio a Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da instituição. As visitas à Estação Ecológica, importante área verde da capital mineira, foram limitadas.

O que pode acabar?

DIPLOMA DE TÉCNICO EM CONSTRUÇÃO CIVIL Há mais de 60 anos, a Escola de Engenharia da UFMG oferece gratuitamente o curso intensivo de preparação de mão de obra industrial (CIPMOI), que forma trabalhadores para atuar na área de construção civil, soldagem e eletricidade de baixa tensão. É o projeto mais antigo de extensão e capacita, anualmente, em média 300 trabalhadores. O curso tem fila de espera e recebe estudantes surdos. De acordo com a pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga, o corte no orçamento pode diminuir o número de vagas para alunos.

APOIO APÓS GRANDES PERDAS Em 2015, após o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG começou o projeto Mariana-Rio Doce, que chegou à cidade de Brumadinho com a recente tragédia causada pela Vale. O programa reúne dezenas de pesquisadores que auxiliam os atingidos em relação aos seus direitos, psicologia, justiça, recuperação da vegetação e mais. Também existem grupos da universidade em outros locais com risco de barragens, como Conceição do Mato Dentro. A iniciativa é mais uma ameaçada.

GENTE APRENDENDO A LER E A ESCREVER A Educação de Jovens e Adultos (EJA) na instituição tem mais de 30 anos. Lá, pessoas que interromperam os estudos podem, sem custo algum, retomá-los desde a alfabetização até o 3º ano do ensino médio. São 55 estudantes da UFMG envolvidos no projeto. "Nós temos muito orgulho de ter um programa como esse. Além de formar jovens e adultos, ele forma professores", comenta a pró-reitora Cláudia. Em 2020, o EJA também pode ser impactado.

MAIS ALGUNS SERVIÇOS QUE A UFMG OFERECE DE GRAÇA OU A PREÇO POPULAR AO CIDADÃO

CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR

Ligue: 3409-5050

TESTE DO PEZINHO E TESTE DE TOXOPLASMOSE EM GESTANTES
Ligue: 3409-8900

TRATAMENTO ODONTOLÓGICO

Ligue: 3409-2467

ATENDIMENTOS A ANIMAIS, CASTRAÇÃO E EXAME DE LEISHMANIOSE

Ligue: 3409-2000

ORIENTAÇÃO JURÍDICA

Ligue: 3409-8667

AULA DE ESPORTES (VÔLEI, BASQUETE, FUTSAL E MAIS)

Ligue: 3409-5182 ou 3409-5183

AULAS PARA IDOSOS (DANÇA, INFORMÁTICA, GINÁSTICA, NATAÇÃO)

Ligue: 3409-7440

ASSISTÊNCIA PARA PAIS DE PESSOAS COM AUTISMO

Ligue: 3409-5050

ATENDIMENTO GRATUITO A CRIANÇAS COM LÁBIO LEOPORINO

Ligue: 3409-2431

Edição: Elis Almeida