Minas Gerais

ARTIGO

ARTIGO | Não dá mais para pisar ligeiro, agora é fogo no pavio

Precisamos seguir o exemplo dos irmãos bolivianos e enfrentar o governo fascista

Belo Horizonte |
"O medo paralisa nossas ações. Isso gera insegurança e retrocesso nas lutas"
"O medo paralisa nossas ações. Isso gera insegurança e retrocesso nas lutas" - TeleSur

A América Latina está vivendo um momento de terror e caos, os fascistas estão tomando o poder. A América Latina está sangrando como mulher no seu período fértil, um sangramento que aborta sonhos, tira a alegria e acaba com a esperança.  Mas a nação boliviana se levanta contra o fascismo e a injustiça, colocando-se a favor de seu líder e de seus direitos.

E no Brasil? Estamos aceitamos o golpe, desde a queda da Dilma. De onde vem esse medo que nos faz recuar? Inventaram um presidente doido fantoche e nos fazem engoli-lo goela abaixo. Inventam doutrina bíblicas para massacrar, torturar, roubar e assassinar as crianças e a juventude negra e pobre. Tudo orquestrados por países que se acham donos da nossa América Latina. Tomemos como exemplo nossos irmãos bolivianos, que não baixaram a cabeça como gado indo para o matador mudo.

Precisamos aprender com nossos vizinhos irmãos, que não têm medo de balas de borrachas nem de bombas de efeito moral lançadas por imorais. Acorda América contra a América fascista e contra a Europa ditadora, tomemos o controle de nossas vidas

Onde está o povo que gritava “não vai ter golpe, vai ter luta”? Já passou da hora desta luta acontecer, já passou da hora do povo largar o medo. O medo paralisa nossas ações contra esse governo fascista, misógino, covarde, que só pensa em destruir e tirar direitos e dignidade do trabalhador. Isso gera insegurança e retrocesso nas lutas. Até quando vamos ficar indo para as ruas gritar, gritar, gritar, gritar e nunca agir? Precisamos agir contra esse governo que está roubando a nossa dignidade, que está tirando a nossa paz e nos levando a uma destruição.

Lembro-me de uma história em que o sapo, quando colocado numa panela que vai esquentando aos poucos, morre queimado porque vai se acostumando com o calor e não percebe o quanto está forte. Mas quando você o joga na panela já quente ele pula. É isso que esse governo está fazendo com a gente: está nos deixando queimar aos poucos. E o que temos feito? Nada.

Precisamos pisar ligeiro, pisar muito ligeiro. Precisamos atacar, precisamos contra-atacar esse governo fascista. Precisamos acordar, nos organizar. Não dá mais para pisar ligeiro, agora é fogo no pavio.

Irmãos, precisamos nos dar as mãos agora e ir à luta contra o fascismo.  Porque senão vai acontecer mesmo o AI5 tão sonhando pelos golpistas. Ou lutamos ou vamos morrer mudos como sapos embaixo dos pés do boi. Vamos engolir mais uma vez imposições fascistas? Ou vamos fazer valer nosso grito? NÃO VAI TER GOLPE, VAI TER LUTA! Precisamos falar isso com ação, com atitude, com determinação. Eu quero ver isso acontecer, ver esses caras fugindo do nosso país. Em nossa vida mandamos nós.

*Valéria Borges é educadora de Belo Horizonte

Edição: Joana Tavares