Minas Gerais

RESISTÊNCIA

"Odé": Sérgio Pererê lança clipe gravado em assentamento do MST

Processo de gravação foi construído por militantes do movimento, o artista e a Dicotomia Filmes

Da Página do MST |
“Essa música me tocou pela delicadeza e pelo significado no momento em que vivemos"
“Essa música me tocou pela delicadeza e pelo significado no momento em que vivemos" - Vídeo

O clipe da música Filho de Odé, do cantor, compositor e instrumentista Sérgio Pererê foi lançado nesta quarta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A música, cheia de espiritualidade de matriz africana, ganhou uma nova versão para o clipe. As imagens gravadas no patrimônio histórico guardado pelo assentamento dialogam com a busca da fé e da mata, num local onde a escravidão deixou marcas profundas, mas agora também representa a libertação da terra e de seu povo.

O assentamento onde foram as locações fica em Goianá, na Zona da Mata mineira, próximo à Juiz de Fora. A área possui mais da metade do território coberto por mata nativa, uma reserva de mais de dois mil hectares. Também guarda elementos de toda a questão agrária brasileira. Havia as múmias indígenas que foram incendiadas com o Museu Nacional, há o marco de sesmaria, a senzala e as máquinas da antiga produção de café, falida na crise de 29.

Relatos locais contam que na antiga fazenda Fortaleza de Sant´Anna a escravidão perdurou após a Lei da Abolição e tentaram inclusive “reproduzir” as pessoas em cativeiro.

Produção do clipe

O processo de gravação foi construído coletivamente por militantes do MST, o artista e a Dicotomia Filmes. “A ideia surgiu após as eleições de 2018, no Festival Estadual de Arte e Cultura da Reforma Agrária”, explica o diretor Israel de Oliveira. “Essa música me tocou pela delicadeza e pelo significado no momento em que vivemos. Ela fala do mal que endurece o olhar e ao mesmo tempo é um canto de amor, de axé que traz a energia que precisamos”.

Atualmente o assentamento abriga 137 famílias que produzem alimentos saudáveis: leite em transição agroecológica, mandioca, feijão, hortaliças, etc. Elisângela Carvalho, da direção estadual do MST-MG, ressalta que eles buscam desenvolver o turismo no local e preservar as ruínas do patrimônio.

“Nós temos consciência da riqueza histórica e natural daqui. Até começamos a projetar a restauração da casa das máquinas, da senzala, etc, porém tudo parou após a interferência da operação lava-jato na Petrobrás e o golpe em 2016. Agora estamos a procura de apoiadores para retomar, porque a gente sabe que um povo que não conhece sua história caminha à cegas pro futuro e repete os erros do passado. E isso é o que está acontecendo agora no Brasil”.

A projeção do movimento é lançar uma campanha de financiamento coletivo para cobrir alguns reparos emergenciais no local, que será lançada junto com o making-off do clipe. Mas se você tem interesse em contribuir, também pode entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Clipe "Filho de Odé":

Edição: Elis Almeida