Podcast

Cuidado com a fraude nas compras virtuais da Black Friday

Suspeite de um prazo muito curto de entrega

Ouça o áudio:

Nesta semana, a chamada "Black Friday" coloca produtos na promoção em lojas e pela internet
Nesta semana, a chamada "Black Friday" coloca produtos na promoção em lojas e pela internet - Paulo Pinto / Fotos Públicas
Suspeite de um prazo muito curto de entrega

As fraudes ocorrem cada vez mais em compras virtuais, e em períodos especiais como da Black Friday em que há alteração em diversos preços, é preciso tomar mais cuidado. Nas compras virtuais, antes de aproveitar as ofertas, é importante conferir o website da loja (até daquelas mais conhecidas!), pois a alteração do link de acesso é uma das ocorrências de fraude mais usuais. 

Sobre a forma de pagamento, é incomum, por exemplo, um site de compras na internet exigir transferência bancária direta de valores. Além disso, você não deve informar dados bancários como senhas ou chaves de acesso, além das informações habituais para compras com cartão.

Quando você visitar um site que não é de seu costume comprar, pesquise se há reclamações/denúncias sobre ele, pois podem ser localizadas nessa pesquisa outras ocorrências de fraude. Por fim, suspeite de um prazo de entrega muito curto.

Jonathan Hassen é advogado popular.

Edição: Elis Almeida