Paraná

AMÉRICA LATINA

Editorial Paraná | Para entender a Venezuela que não passa na rede Globo

Na Venezuela, existe um povo heroico que resiste ao bloqueio e à guerra econômica promovida pelo governo Trump

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Em meio à retirada de direitos na América Latina, os venezuelanos escolhem, em 1999, um presidente vindo do povo trabalhador
Em meio à retirada de direitos na América Latina, os venezuelanos escolhem, em 1999, um presidente vindo do povo trabalhador - Twitter Oficial/Fotos Públicas

Em 1999, Hugo Chávez ganha a presidência da Venezuela pela primeira vez. Em meio à retirada de direitos na América Latina, os venezuelanos escolhem um presidente vindo do povo trabalhador. Seu primeiro ato é chamar uma Assembleia Geral Constituinte, com o objetivo de refundar o Estado no país, a partir de uma Constituição com construção e aprovação populares.

O Estado necessitava chegar em cada casa do país. Para isso, são criadas as “missões”, programas do governo para erradicar o analfabetismo, o desemprego, garantir saúde, moradia. Essas missões, além de fornecer três milhões de moradias populares, por exemplo, são também uma grande ferramenta de trabalho de conscientização do povo. Na medida em que uma pessoa aprendia a ler e escrever, ela começava a ensinar os outros.

Seriam essas as duas grandes lições da Venezuela, que despertam tanto ódio nos ricos? Um Estado que sirva ao povo, em que a resolução da vida concreta da população seja atrelada a um processo de formação de consciência, e um exército que se identifica com os trabalhadores. O fato é que no Brasil e na América Latina vemos vários golpes ocorrendo. E, na Venezuela, existe um povo heroico que resiste contra o bloqueio e a guerra econômica promovida pelo governo Trump, dos EUA. 

Edição: Miguel Braz e Pedro Carrano