Minas Gerais

RELAXAR

Domingo no parque continua sendo uma ótima pedida

Brinquedos, ar puro e verde fazem do Parque Municipal um lugar para famílias e casais

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
"O parque é um lugar onde as crianças se divertem e a gente descansa"
"O parque é um lugar onde as crianças se divertem e a gente descansa" - Isabel Baldoni

Antes de dar parabéns a Belo Horizonte pelo seu aniversário, vamos relembrar os 122 anos de outro velhinho: Parque Municipal Américo Renné Giannetti! O lugar fez aniversário em setembro e continua sendo um dos principais lazeres para muitas famílias. Especialmente para as crianças, que são suas admiradoras particulares.

Na visão delas, o domingo no parque é cheio de bagunça, cores e agitação, e os brinquedos são uma tentação. Bernardo, filho de Franciele Pinheiro e Carlos Alberto, adora o carrinho bate bate e também o balão, que é vendido em uma das barraquinhas dentro do parque. Ele já estava sentado nas costas do pai, cansado de brincar.

“Já viemos aqui várias vezes. É um lugar onde as crianças se divertem e a gente descansa. Acho super tranquilo e seguro, por isso a gente vem”, diz Franciele. A família é do bairro Nova Granada e, apesar de ter shoppings mais próximos, a mãe de Bernardo e Isabelle vê muito mais vantagens no parque.

“As únicas opções que tem num shopping é ir numa lanchonete, comprar roupas e, geralmente, as coisas são caras. Como a gente é de comunidade, não tem a vida financeira alta, a gente prefere vir para cá, que tem mais opções baratas”, diz Franciele satisfeita. “Em shopping eles olham muito a classe da gente. Já aqui é um lugar público, ninguém repara ninguém, os meninos brincam, se divertem...”, “e tem picolé!”, completa rápido Bernardo.

Adolescentes gostam?

E o parque não é só pra crianças. Robert Ubirajara Rocha Carneiro, do bairro Jaqueline, levou os quatro filhos pela primeira vez ao Parque Municipal. As crianças, claro, estavam no castelo de ferro brincando, mas o jovem Luiz Felipe, de 15 anos, estava sentado na canga com o pai. “Eu estava jogando bola um pouquinho, agora estou descansando”, diz, “é bom aqui pra respirar ar puro, zoar, relaxar um pouco, escutar uma música”.

Até mesmo o celular Luiz Felipe diz que não estava interessado em usar. Para os adolescentes, o parque também tem uma dezena de opções: as pistas de corrida, as academias para exercícios, rodas de capoeira, o Teatro Francisco Nunes, a Ponte dos Amores, o tradicional barquinho de remo e mais de 20 esculturas, bustos, cascatinhas e monumentos para visitar.

Reforma da quadra em andamento

Segundo informações da Prefeitura de Belo Horizonte, alguns espaços do parque estão em obras. Desde 11 de novembro a quadra poliesportiva está interditada para reforma e pintura do piso. Barras, portões, alambrados, traves e tabelas serão trocados. As reformas devem levar cerca de 90 dias e fazem parte do Programa Parceiros da Natureza, da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

Serviço
Horários:
o parque funciona de terça a domingo de 6h às 18h
Preço: a entrada é gratuita
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1377 - Centro, Belo Horizonte
 

Edição: Elis Almeida