Pernambuco

CONQUISTA

Atletas de Pernambuco buscam vagas para participar das Olimpíadas de Tóquio 2020

Érica Sena, da Marcha Atlética, é única pernambucana com vaga garantida até agora

Brasil de Fato | Recife (PE) |
 Etiene pretende carimbar a passagem para Tóquio entre 20 e 25 de abril, no Troféu Maria Lenk
Etiene pretende carimbar a passagem para Tóquio entre 20 e 25 de abril, no Troféu Maria Lenk - Satiro Sodré

Há uma parcial de 153 vagas para atletas do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, que será realizada de 24 de junho a 09 de agosto deste ano. O número de vagas deve aumentar nos próximos meses, assim como pode aumentar a quantidade de representantes de Pernambuco nas Olimpíadas. Érica Sena vai disputar a Marcha Atlética, uma das categorias da modalidade de atletismo, senda a única pernambucana com “passagem carimbada” para as terras nipônicas. 
Dentre provas, buscas por índices e convocações, mais cinco atletas de Pernambuco vivem boas expectativas. A nadadora pernambucana Etiene Medeiros, por exemplo, é a melhor do País. Etiene pretende carimbar a passagem para Tóquio entre 20 e 25 de abril, no Troféu Maria Lenk, seletiva que será realizada no Rio de Janeiro.
No pentatlo moderno, o Brasil conta com duas vagas na modalidade feminina. A carioca Ieda Guimarães já está garantida, enquanto a pernambucana Priscila Oliveira tem boas chances de garantir a segunda vaga. Para tanto, precisa estar entre as 30 melhores do ranking no mês de maio. Atualmente, Priscila é a sexta colocada. 
Pernambuco pode contar com atletas também em duas categorias de atletismo. O veterano Wagner Domingo, conhecido como Montanha, está de malas prontas para Eslovênia. O “meio do caminho” para Tóquio é justamente para treinar lançamento de martelo. Montanha precisa provar o índice de 77,5m entre maio e junho. O recorde de Montanha é 78,63m. 
Na categoria de Decatlo, o jovem José Fernando Ferreira, conhecido como Balotelli, mantém esperanças de disputar a primeira Olimpíadas aos 20 de idade. O Balotelli do atletismo vai participar de competições nacionais e internacionais entre março e maio para pontuar e buscar o índice na categoria.    
A goleira Bárbara vive uma expectativa diferente. A seleção de futebol feminino está classificada, e a garantia da passagem para Tóquio depende da treinadora Pia Sundhage. Bárbara é veterana na seleção brasileira e está participando de todas as convocações dos últimos anos, inclusive integrou o grupo de jogadoras que realizaram jogos preparatórios em novembro do ano passado. 

Edição: Monyse Ravena