Paraná

Resistência

Edição 153 | Radar da Luta

Um giro pelos atos de protesto e resistência no Paraná

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Radar da Luta é uma coluna quinzenal da edição impressa do Brasil de Fato Paraná - Arte: Vanda Moraes

Protesto contra prática antissindical

No começo dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na segunda (3), representantes de entidades sindicais fizeram manifestação contra o ataque de Ratinho Junior (PSD) às entidades sindicais. Convocada pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES), o ato denunciou o Decreto 3808/2020, medida que exige recadastramento dos servidores no sistema do governo para que haja contribuição a sindicatos e associações.

Enfraquecimento das entidades

Na prática, o recadastramento promove a suspensão do desconto já autorizado pelo funcionalismo, o que impactará diretamente no enfraquecimento das entidades dos trabalhadores. Além de limitar os serviços prestados por essas entidades, como atendimento jurídico, o uso de espaços de lazer e recreação e o acesso a convênios de saúde, bem como o direito a voto em assembleias.

CarnaCut

Na quinta-feira, 20 de fevereiro, o bloco carnavalesco e revolucionário “Balança Povo que o de Cima Cai” estará no Gilda Bar (Rua Cândido Lopes, 323, Centro), a partir das 16h30. Na letra da marchinha, uma visão bem-humorada sobre a realidade do país: “Chega de tanta mentira/ Privataria e trairagem/ Nossa folia faz trolagem pra otário:/ Chega de Mouro, Mourão e Bolsonário! 

Edição: Frédi Vasconcelos