SOBERANIA

Famílias participam de vigília contra demissões de petroleiros no Paraná

Trabalhadores estão em greve para que a fábrica de fertilizantes não seja fechada

Curitiba (PR) |
A greve tem adesão de 21 mil trabalhadores - Gibran Mendes

Ao entrar no prédio da sede do Tribunal Regional do Trabalho em Curitiba, no início da tarde desta terça-feira (18), a primeira imagem que se destaca entre coletes alaranjados é a de cinco crianças sentadas num sofá. Ao redor delas, mulheres com camisetas, também de cor laranja, com escritos de "Fafen Resiste".

Continua após publicidade

A manifestação dos trabalhadores da Fábrica de Fertilizantes da Petrobras (Fafen-PR) migrou da cidade Araucária, na sede da empresa, para a capital paranaense por conta da realização de uma audiência da Justiça do Trabalho. E, com os grevistas, vieram também seus familiares.

“Nós formamos um grupo de esposas, não só para dar apoio aos nossos maridos, para nos apoiarmos mutuamente, com nossos filhos, nesse momento de risco de demissão, para manter a dignidade de nossas famílias”, explica Priscila Riba, que levou para a Justiça do Trabalho seus dois filhos pequenos.

Faz 18 anos que o marido de Priscila trabalha na Fafen. Ela é fisioterapeuta autônoma e se dedica, com um grupo de aproximadamente cem mulheres, a apoiar a greve dos petroleiros.

Expectativa

A expectativa é grande em torno de uma greve que alcança o 18º dia, nenhuma sinalização de negociação por parte da empresa e o risco de demissões de 400 operários especializados e cerca de 600 terceirizados.

A greve nacional dos petroleiros já apresenta adesão de 21 mil trabalhadores em 121 unidades do Sistema Petrobras em todo o país. Nesta semana, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou pela ilegalidade da paralisação e autorizou a Petrobras a demitir os grevistas.

“Estamos reunidos aqui hoje para mostrar que somos trabalhadores e queremos o direito de continuar trabalhando. Somos ordeiros, viemos prestigiar a audiência. Vamos mostrar a indignação com o momento que estamos vivendo, queremos fazer crescer nosso país, sustentar nossas famílias”, explicou, na concentração anterior à audiência, Otêmio de Lima, diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas do Estado do Paraná (Sindiquímica-PR).

Na sede do TRT estavam reunidos muitos funcionários da Fafen. Todos com seus uniformes de trabalho e dispostos a conversar sobre o motivo da paralisação.

Por trás do anúncio do fechamento da fábrica, tem o abandono do investimento na planta e narrativas contraditórias por parte do governo, rebatidas pelos trabalhadores.

“A gente conhece o potencial da planta e sabe que tudo [o fechamento e as demissões] é político. A gente viu o sucateamento desde o golpe. Só teve manutenção, sem investimentos. Mas a unidade é operante. Ela está parada, mas não tem problemas nos equipamentos”, explica Luiz Nickele, que trabalha na Fafen há 14 anos.

Outro trabalhador expõe que o governo Bolsonaro alega prejuízo para anunciar o fechamento da unidade, mas denuncia que é intencional, causado pela gestão atual da Petrobras.

“Como é que você tem uma empresa que vende um produto para essa mesma empresa e dá prejuízo? Eles aumentaram o preço da matéria-prima que compram para fabricar a ureia e estabilizaram o preço de venda”, diz Everton Piska, funcionário da Fafen há 10 anos.

Apoiadores

Entre os movimentos apoiadores, está o Levante Popular da Juventude, que participa nacionalmente de atividades no movimento grevista dos petroleiros.

A ativista Anna Sandri explica que o Levante se integrou à paralisação para fortalecer luta e defender a soberania nacional, contra a política de privatização.

Além de todo o contexto de conjuntura política, econômica e de defesa da soberania, a greve dos trabalhadores da Petrobras mostra um dos aspectos mais cruéis de medidas unilaterais que um governo pode decidir numa canetada. “Nossa greve é pelos nossos empregos, porque estão demitindo em massa, descumprindo nosso acordo”, define Cezar Adriano, trabalhador da Fafen há 14 anos.

Petrobras

Em nota distribuída à imprensa nesta terça-feira (18), a Petrobras afirma que a decisão do TST declarou inconstitucional a incorporação dos trabalhadores da fábrica da Araucária Nitrogenados S.A (ANSA) aos quadros da empresa, "uma vez que são empregados não concursados". 

"A ANSA foi comprada pela Petrobras em 2013 e, desde então, apresenta recorrentes prejuízos. Desde a aquisição, a empresa já acumula um prejuízo de mais de R$ 2 bilhões. Para o final de 2020, as previsões indicavam que o resultado negativo poderia superar R$ 400 milhões apenas este ano.  Na época da aquisição, os atuais empregados já faziam parte dos quadros da empresa", diz a Petrobras no comunicado.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Leandro Melito e Pedro Carrano