Pernambuco

Feminismo

8 de Março: Confira as atividades do Dia Internacional das Mulheres em Pernambuco

Dia de luta contará com atividades, debates e atos públicos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
No Recife, ato terá como lema “Feministas contra a violência do estado racista, patriarcal e capitalista” - PH Reinaux

Como acontecem todos os anos, os movimentos feministas se organizam para a realização das atividades do Dia Internacional de Luta das Mulheres. Em Pernambuco, estão previstas ações em diversas cidades. No Recife, o Grande Ato das mulheres acontecerá na tarde da segunda-feira (09), no Parque Treze de Maio. Em 2020, os protestos do “8M” ainda ganham um caráter de repúdio aos protestos que serão realizados no dia 15/03, convocados pelo presidente Jair Bolsonaro. 

RMR
Na Região Metropolitana do Recife, já estão sendo realizadas atividades de mobilização para a manifestação. Nesta terça-feira (03), foram iniciadas as ações de panfletagem, começando pelo Terminal Integrado Xambá. Na quarta-feira (04), as panfletagens acontecerão pela manhã no Terminal Integrado da Macaxeira, começando às 7h, e na Estação de Metrô do Recife, a partir das 17h. No sábado (07), tem, ainda, panfletagem pela manhã na Feira de Peixinhos e na Feira de Afogados, simultaneamente.
No domingo (08), serão realizadas ações descentralizadas em quatro territórios da RMR: Morro da Conceição, Feira de Nova Descoberta, Brasília Teimosa e Ibura. Já o Grande Ato marcando o Dia Internacional de Luta das Mulheres acontece na segunda-feira (09). Com o lema “Feministas contra a violência do estado racista, patriarcal e capitalista”, a concentração da manifestação inicia às 13h no Parque Treze de Maio. A caminhada está prevista para iniciar às 16h30.
 
Outras cidades
Em Garanhuns, o ato “Parem de nos matar! Mulheres contra a retirada de direitos e todas as formas de violência” acontece na sexta-feira (07), com concentração a partir das 9h da manhã, em frente ao prédio do INSS. 
Já em Caruaru, o ato das mulheres trará como lema “Nem Ca Mulesta esse estado burguês e opressor” e será realizado na quinta-feira (12), com concentração a partir das 8h da manhã, em frente ao prédio do INSS, na Av. Rui Barbosa. 
Novas cidades ainda divulgarão suas programações. 

Edição: Monyse Ravena