Pernambuco

Legislativo

Comissão Especial do Plano Diretor do Recife se reúne para discutir emendas

No total, vereadores apresentaram 503 propostas; comissão volta a se reunir na próxima quarta-feira (11)

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Estiveram presentes seis, dos sete parlamentares que compõem a comissão - Iyalê Tahyrine/BdF PE

Na manhã desta quinta-feira (05), na Câmara dos Vereadores do Recife, a comissão especial do Plano Diretor realizou a sua terceira reunião, sendo a segunda no ano de 2020, para discutir as emendas feitas pelos vereadores, que foram 503 propostas no total. 
O objetivo da reunião era debater o coeficiente de construção nas áreas de zoneamento do Recife. Esse coeficiente diz respeito a tudo aquilo que pode ser feito e construído em determinada área.
Os temas discutidos, no entanto, não abordaram o objetivo central. Tendo sido a maioria das discussões das emendas adiadas para a próxima reunião da comissão que será na próxima quarta-feira (11) na Câmara dos Vereados. A reunião é aberta ao público, mas sem direito a voto.
Estiveram presentes seis, dos sete parlamentares que compõem a comissão: Rodrigo Coutinho (SD), que preside a comissão; Ivan Moraes (PSOL), vice-presidente; Aerto Luna (sem partido), responsável pelo relatório; além de Agusto Carreras (PSB), Hélio Guabiraba (sem partido) e o líder do governo na Câmara, Eriberto Rafael (PTC).
Desde junho de 2018, a sociedade civil juntamente a setores do governo municipal e estadual, segmentos empresariais e técnicos vêm debatendo a revisão do Plano Diretor do Recife (PDDR).  O Plano Diretor é uma lei que define as prioridades e rumos da expansão urbana e do desenvolvimento e funcionamento da cidade.
A partir de então, foram realizados seis momentos de escuta pública nas regiões político-administrativas da capital (RPAs), seguida de oito oficinas temáticas abertas ao público, além disso, também foi criada uma comissão especial de vereadores para a revisão da lei.

Edição: Marcos Barbosa