Paraná

Eleições

CUT, UPE e UPES lançam campanha para incentivar voto aos 16 anos

Um dos objetivos é dialogar especialmente com o jovens trabalhadores

Paraná |
Campanha "Se liga Dezesseis" - Gibran Mendes

No Paraná, são mais de 800 mil jovens aptos a votar, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Este é o público alvo da campanha “Se liga dezesseis”, lançada nesta sexta, 06 de março, em uma parceria do mundo sindical com o estudantil. A Central Única dos Trabalhadores (CUT PR) junto com a União Paranaense dos Estudantes (UPE) e a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) sãos as instituições realizadoras que irão dialogar com os jovens sobre a importância de fazer o título de eleitor e participar das decisões da sua cidade, estado e país.

Em coletiva de imprensa, as entidades explicitaram como será desenvolvida a campanha. Marcio Kieller, presidente da CUT Paraná, disse que a ideia é, especialmente, chegar aos jovens trabalhadores. “Entendemos jovens trabalhadores por aqueles que precisam trabalhar e contribuir com o orçamento da família. Portanto, quem produz e contribui precisa participar das decisões do seu país.”

A campanha será desenvolvida em duas fases: a primeira será de divulgação de materiais e visitas nas escolas e sindicatos e, a segunda acontecerá quando faltarem 16 dias para o prazo final do titulo de eleitor. “A ideia é fazer com que o jovem seja protagonista neste processo eleitoral. Que quanto mais cedo tirar o título de eleitor, terá mais oportunidades de participar da política”, disse a estudante Larissa Souza, presidente da UPE Paraná.

Como combater a desilusão com a política

Em uma pesquisa, divulgada em 2018, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a busca pelo título de eleitor caiu significativamente.  De 6,5 milhões de jovens entre 16 e 17 anos no país todo, apenas 1,4 milhão tirou o título naquele ano eleitoral. Foi a menor participação dos adolescentes nas eleições presidenciais desde 2002. Entre os motivos apontados pela pesquisa, estão a falta de perspectiva, a desilusão com partidos e entidades e a desconexão entre jovens e a política.

Sobre estes dados, a presidente da UPE, disse que estão conscientes e a melhor estratégia para trazer este jovem novamente a se interessar pela política é falar do que lhe afeta diretamente. “Vamos ter eleições locais e assim poderemos dialogar, através da campanha, sobre a passagem do ônibus, o ensino noturno, as escolas. Acho que é este o diálogo que, nos jovens, podemos fazer com outros jovens,” explica.  Larissa Souza, diretora da UPES, acredita que é preciso aproveitar do potencial das redes sociais. “Acho que as redes sociais deram a possibilidade do jovem interagir mais, dar sua opinião sobre política. É possível focar por aí,” disse.

Já para Josenilda Ferreira, secretária da juventude da CUT, o caminho é despertar no jovem que ele pode e deve decidir seus rumos. “Os jovens trabalhadores já sentem na pele o quanto as decisões na política interferem em suas vidas. Por isso, precisamos conscientizar que seu papel decisório é importante.”

Parceria com o Tribunal Regional Eleitoral

Uma comissão da Campanha “Se Liga, dezesseis” se reuniu na quinta, 05 de março, com o presidente do TRE, o Desembargador Tito Campos de Paula, para dialogar sobre possíveis parcerias. Segundo Marcio Kieller, a proposta foi vista com muita simpatia. “Não será possível uma parceria institucional, mas faremos ações pontuais. Por exemplo, em todos os materiais de divulgação, já iremos inserir o link direto do TER para solicitar o titulo de eleitor.”

No próximo dia 17 de março, o TRE PR irá realizar um dia aberto para receber jovens que queiram fazer o título de eleitor.

Edição: Pedro Carrano