Minas Gerais

Sanciona tudo, Zema

Em greve, professores realizam atos em todas as regiões de MG por reajuste salarial

Profissionais da educação cobram do governador sanção de PL que estende aumento salarial a todo funcionalismo público

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Manifestação realizada na terça (10) no município de Barbacena - Divulgação/Sind-UTE

Professoras e professores da rede estadual, em greve desde o dia 11 de fevereiro, realizaram, nesta terça (10), manifestações em todas as regiões de Minas Gerais. Organizadas pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), as ações têm como objetivo pressionar o governador Romeu Zema (Novo) para que ele sancione o Projeto de Lei (PL) 1451/2020 e a emenda 2/2020.

O PL, apresentado pelo governador, previa inicialmente apenas o reajuste salarial para policiais e agentes do sistema prisional. A emenda, elaborada pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), estende o reajuste salarial para outras 15 carreiras do funcionalismo público, inclusive os servidores da educação. Essa norma também prevê o pagamento do piso salarial nacional – ou seja, R$ 2.886,24 – aos trabalhadores da educação, conforme a Lei estadual 21710/2015 e o artigo 201 da Constituição de Minas Gerais. Atualmente Minas Gerais paga apenas R$ 1.982,54.

Romeu Zema tem até o dia 17 de março para sancionar ou vetar o projeto de lei.

Em todo o estado

Até o fechamento desta matéria, aconteceram atos em Barbacena, Governador Valadares, Mutum, Periquito, Pirapora, Sete Lagoas, Guaxupé e Uberaba. Nas cidades de Ipatinga, Santa Luzia, Teófilo Otoni e Patos de Minas ainda aconteceriam ações até o final do dia.

Segundo Fábio Garrido, diretor do Sind-UTE/MG, o último balanço da greve ultrapassou 70% de adesão. “A greve continua crescendo, aqui mesmo na nossa região [Ouro Preto] mais escolas aderiram nesta semana”, aponta.

Agenda

Na quarta (11), acontece na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) às 16h, em Belo Horizonte, uma audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. O objetivo é debater o projeto de lei e pressionar o governo pela sanção.

Na quinta (12), a categoria da educação se reúne em Assembleia Estadual no pátio da ALMG, às 14h. Além da sanção do PL e do cumprimento do piso salarial nacional, a reunião reivindica o direito ao emprego e defende uma educação pública e de qualidade.

Edição: Elis Almeida