Paraná

EDUCAÇÃO POPULAR

Estão abertas inscrições para curso de promotoras legais populares

Atividade de extensão é gratuita e ocorre na Universidade Federal do Paraná

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Formatura da Turma de 2019 das Promotoras Legais Populares - Divulgação

O período de inscrições para a 9ª turma do curso Promotoras Legais Populares (PLP´s) de Curitiba e Região Metropolitana começa no próximo domingo (8) e encerra-seno dia 29 de março, com previsão para os primeiros encontros em maio. 

Em Curitiba, as PLP´s existem desde 2012 como curso de extensão do Direito na Universidade Federal do Paraná. O acesso é gratuito, há subsídio de vale-transporte para as alunas e atendimento para suas crianças durante os encontros. Em 2019, foram mais de 300 mulheres inscritas nesse projeto de luta das mulheres e construção do poder popular. 

Esse é um projeto direcionado a mulheres de diferentes realidades que se reconhecem ou possuem o desejo de se tornarem multiplicadoras do conhecimento sobre os seus direitos e atuantes na luta por defendê-los e ampliá-los, contra o racismo, o machismo, a lgbtfobia e o capitalismo, que promovem a desigualdade através da exploração e da opressão. 

Baseada na metodologia da educação popular freireana, a formação se caracteriza como feminista interseccional, cuja estrutura pretende contemplar temas e questões sobre história, sociedade e direitos importantes para a emancipação das mulheres, por meio da desconstrução e construção coletiva de saberes e reflexões, visando à organização e criação de redes de apoio de atuação política e popular. 

Edição: Lucas Botelho