Pernambuco

VALORIZAÇÃO

Mulheres Patrimônio Vivo de Pernambuco se reúnem para debate no Recife

Atividades acontecem de 11 a 13 de março no Cais do Sertão

Brasil de Fato | Recife |
Maria dos Prazeres de Souza, a Dona Prazeres auxiliou em mais de cinco mil partos sem nenhum óbito no currículo - Jan Ribeiro/Secult PE

Seguindo com as atividades ligadas ao 8 de março, o Cais do Sertão organiza até o fim do mês rodas de conversa para debater o protagonismo das mulheres pernambucanas que fazem parte dos Patrimônios Vivos de Pernambuco. Elas vão falar das suas artes e ofícios, da suas experiências e outros aspectos que marcaram suas histórias. Os encontros acontecem a partir desta quarta-feira (11) e vão até a sexta (13), sempre começando às 14h30, na Sala Todo Gonzaga, dentro do museu. As mulheres também terão entrada gratuita no museu até domingo (15).

Nesta quarta-feira (11), a temática é a atividade de partejar, com Maria dos Prazeres de Souza, a Dona Prazeres, que auxiliou em mais de cinco mil partos sem nenhum óbito no currículo. Além dela, participam da roda de conversa a parteira Dani Siqueira e a psicóloga Dan Gayoso, que atua na preparação e assistência ao parto como educadora perinatal e doula. A mediação é da antropóloga Elaine Müller, da UFPE.

Na quinta (12), o bate-papo vai reunir a repentista Mocinha de Passira, a circense Índia Morena e a brincante Cristina Andrade, mestra de ciranda, pastoril e urso. O tema são expressões culturais de Pernambuco, com a mediação da jornalista Michelle de Assumpção. Haverá ainda uma homenagem a todas às mulheres Patrimônio Vivo de Pernambuco com um certificado. 

Para encerrar a semana, na sexta (13), a conversa sobre artesanato será mediada pela coordenadora de Artesanato Maria do Socorro Leão e contará com a participação das artesãs Neguinha e Mauricéia Henrique Silva, da Associação de Artesãs Flor de Barro, e a gestora do Museu do Barro, Maria Amélia Carneiro Campello, todas de Caruaru e também a doutora em design Ana Andrade, uma das criadoras do laboratório Imaginário. O Centro Cultural Cais do Sertão fica na Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, Dúvidas e informações podem ser tiradas pelo telefone (81) 3182-8266.

Edição: Monyse Ravena