Pernambuco

PRIVATIZAÇÃO

Dataprev Pernambuco fecha as portas

Unidade de Pernambuco era responsável pelas informações de mais de 120 mil cartórios

Brasil de Fato | Recife |
Funcionários defendem empresa, que crescia acima da média do mercado - SINDPD

Na última quinta-feira (5), a unidade regional de Pernambuco da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) fechou as portas. A medida já havia sido anunciada pelo governo federal desde o ano passado. A Dataprev é uma das estatais na mira do governo para ser privatizada, mesmo sendo responsável pelo gerenciamento de dados dos brasileiros e brasileiras constantes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Dentro da política de "enxugamento" do governo, ainda está previsto o fechamento de mais 19 unidades regionais no país e o consequente desligamento de aproximadamente 500 empregados, sendo 60 de Pernambuco. Com isso, os funcionários estão sendo estimulados a aderirem um acordo de demissão ou irem em busca de uma vaga em outro órgão público. 

“Fizemos um acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), que é um acordo possível, visto que o TST está à serviço das políticas do governo federal, e os empregados não aposentados vão para as unidades do INSS e, os que são aposentados, podem ser acolhidos em algum órgão estadual, municipal ou federal, sem custo para a Dataprev", conta a presidenta do Sindicato Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Informática e Tecnologia da Informação do Estado de Pernambuco (SINDPD-PE), Sheyla Lima.

Ainda segundo Sheyla, tem outra problemática na recepção desses funcionários em outros órgãos, porque a maioria também tem sofrido cortes sistemáticos, sobretudo no orçamento. A unidade de Pernambuco era responsável pelas informações de mais de 120 mil cartórios espalhados em todo Brasil. O Governo Federal diz que esses serviços serão incorporados às 7 unidades que continuarão em funcionamento, depois do fechamento total das 20 sedes já divulgadas. 

Edição: Marcos Barbosa