SAÚDE

Coronavírus: com 8 casos, Pernambuco tem aulas suspensas em escolas e universidades

Governo do estado também proibiu a atracação de cruzeiros e veículos de grande porte no no Recife

Brasil de Fato | Recife |
Aulas da rede pública de ensino serão suspensas a partir de quarta (18) - Governo PE

Até essa segunda (16), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou oito casos de coronavírus. O estado tem 47 casos já descartados e 61 continuam em investigação, além de 11 suspeitos, que são pessoas que tiveram contato próximo com algum paciente que teve a doença confirmada.

 Até o momento, não houve transmissão comunitária do vírus, o que, de acordo com a secretaria, significa que o vírus não está circulando na sociedade sem o conhecimento da sua origem, mas está circulando num grupo restrito de pessoas. 

Para evitar a disseminação rápida do vírus e um possível colapso do Sistema Único de Saúde, que não dispõe da quantidade de leitos necessária disponível, o Governo do Estado vem tomando algumas medidas. Na última sexta (13), o governador Paulo Câmara (PSB) publicou um decreto proibindo que embarcações de passageiros de grande porte, cruzeiros e similares atraquem no Recife e também cancelou todos os voos internacionais para o Aeroporto Internacional dos Guararapes a partir da sexta (20).

A suspensão das aulas na rede estadual de ensino, abrangendo escolas, escolas técnicas e universidades, assim como a recomendação para instituições da rede particular localizadas no Recife foi anunciada para a próxima quarta (18)).

Uma reunião entre prefeitos será realizada nesta segunda (16) para avaliar a possibilidade de suspensão em mais cidades, já que até o momento todos os casos confirmados estão no Recife. O prefeito Geraldo Júlio (PSB) também anunciou que as famílias poderão recolher nas escolas um "kit alimentação", que será distribuído uma vez por semana. 

Saiba quais universidades suspenderam as aulas em Pernambuco

Nesse domingo (15), a Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) anunciaram a suspensão das aulas até o dia 31 de março, mas a data pode ser reavaliada.

Além das aulas, também estão proibidos os eventos que possam aglomerar um público superior a 500 pessoas em todo o estado, como os jogos de futebol, que acontecerão de portões fechados. 

 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Leandro Melito e Monyse Ravena