Rio Grande do Sul

Coronavírus

Dicas para adaptar-se ao home office em tempos de quarentena

O jornalista Rafael Tourinho Raymundo traz 10 sugestões para adaptar as atividades profissionais ao teletrabalho

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Com alguns cuidados, é possível levar essa rotina com certa normalidade - imagem: Freepik.com

Com o avanço da transmissão do coronavírus no país, alguns setores do mercado de trabalho determinaram que seus empregados exerçam as atividades desde sua residência, como medida de isolamento. A situação é nova para muitos e pode trazer incertezas. Para ajudar na adaptação desse estilo de trabalho o Brasil de Fato reuniu algumas dicas do teletrabalho.

Adepto ao home office desde 2016, o jornalista Rafael Tourinho Raymundo traz 10 sugestões para adaptar as atividades profissionais ao teletrabalho e afirma: “dá para levar essa rotina com certa normalidade”. Confira a lista:

1. Vista-se para o trabalho. Não precisa usar “roupa de sair” (eu mesmo visto camiseta e calça de moletom, bem confortável). O que não pode é ficar de pijama o dia inteiro. Isso seria o mesmo que trabalhar na cama.

2. Aliás, nada de trabalhar na cama. Nem no sofá da sala. Escolha um local para fazer de escritório. Pode ser uma escrivaninha, a mesa da cozinha ou qualquer cômodo mais sossegado da casa. Deixe seu cérebro entender que o cenário mudou e a folga chegou ao fim.

3. Evite distrações. Desligue a TV ou feche a porta de seu escritório temporário. Se você mora com mais pessoas, avise que está indisponível durante o expediente.

4. Não misture tarefas profissionais com tarefas domésticas. Lavar a louça, estender roupa e fazer faxina são atividades para depois do trabalho. Faça de conta que você saiu para a empresa e só volta no fim do dia, como aconteceria normalmente.

5. Mantenha a ergonomia. Nem todo mundo vai ter uma cadeira de escritório em casa, mas é importante escolher um assento acolchoado, com espaldar alto e apoio para os braços. Sério, isso faz MUITA diferença para a saúde. Vale até usar uma almofadinha nas costas.

6. Faça pausas. Na firma, a gente costuma se levantar para tomar um cafezinho, ir ao banheiro e conversar com o colega. Bem, home office não tem coleguinha ao lado, mas as paradas estratégicas são ótimas para relaxar.

7. Siga o cronograma. A maioria dos clientes, colegas e fornecedores está disponível em horário comercial. Portanto, não se iluda com aquela história de turnos flexíveis, trabalhar de madrugada e o escambau. Leve sua rotina como você sempre fez.

8. Finalize o expediente. Algumas pessoas têm reclamado do tédio da quarentena. Talvez elas preencham o tempo ocioso com... mais trabalho! Calma, que nem só de labuta se vive. Bata o ponto (metaforicamente, claro) na hora marcada e desconecte-se. E-mails e tarefas pendentes ficam para o próximo dia útil.

9. Agende. Não aguentou a ansiedade e resolveu checar os e-mails? Pois o Gmail e outros serviços têm a opção de agendar o envio das mensagens para uma hora específica. Caso você precise dar algum retorno, programe a resposta para ser disparada no dia seguinte, em horário comercial.

10. Aproveite. Trabalhar em casa pode parecer estranho no início, mas há vantagens. Você poupa o tempo do trânsito, não tem que se arrumar tanto e, principalmente, garante o isolamento social, importantíssimo para conter a pandemia.

Para mais dicas sobre trabalho remoto e afins, sugiro o site Adoro Home Office. Força na quarentena, pessoal!


Rafael Tourinho Raymundo * / Foto: Arquivo pessoal

* Natural de Taquara/RS, é jornalista de formação, possui experiência em jornalismo corporativo e produção de conteúdo para mídias digitais, tendo colaborado com Zero Hora, Fecomércio/RS, Sebrae/RS, Vivo, Cielo e Apple, entre outras instituições. Em paralelo à atividade profissional, cursa doutorado em Ciências da Comunicação na Unisinos. Sua trajetória acadêmica contempla temas relacionados a tecnocultura e cibercultura.

Edição: Marcelo Ferreira