Minas Gerais

QUARENTENA

Chamadas de vídeo podem ser aliadas durante isolamento social

Usuários podem realizar reuniões, aulas ou mesmo fazer uma chamada só para matar a saudade de quem está longe

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Para evitar a explosão de contágio e o aumento dos casos, a recomendação é que você fique em casa - Reprodução

Há uma semana, o Brasil enfrenta uma pandemia de proporções ainda imensuráveis. Até segunda-feira (23), o país já tinha registrado 1.546 casos confirmados de contaminação por coronavírus. A recomendação dos especialistas é clara e inquestionável, para evitar a explosão de contágio e o aumento dos casos #FiqueEmCasa.

Dicas

Para quem está de quarentena, nós preparamos uma lista de aplicativos que dispõe do serviço gratuito de vídeo chamada. Assim você pode manter suas reuniões, aulas ou até mesmo organizar uma festinha virtual para rever os amigos e família.

Algumas dicas básicas para quem nunca usou o serviço: confira se o seu computador ou celular está com o fone e microfone funcionando bem. Você pode utilizar um fone de ouvido para ouvir melhor e também para falar (os próprios fones funcionam como microfone).

Se possível, faça ligações em horários menos convencionais, pela manhã ou no meio da tarde, evite os horários de maior uso da internet, pois ela fica mais carregada nesses momentos o que pode atrapalhar a qualidade da ligação. E se possível fique próximo ao seu roteador para garantir uma boa conexão.

Antes de fazer a chamada confira a bateria do seu aparelho, você não vai querer que o seu celular desligue no meio da conversa né? Se tiver jeito, mantenha o aparelho conectado à tomada durante o vídeo.

Ah e lembre-se que a câmera está ligada, ou seja você está sendo "filmado" o tempo todo. Se você morar com outras pessoas é bom avisar que vai entrar em uma chamada de vídeo, para ninguém ser "pego de surpresa".

Whatsapp

Quantas pessoas: limitado a 4 pessoas por videochamada. Você também pode realizar vídeo chamada com todas as pessoas de um dos seus grupos de whatsapp, desde que não exceda o número de 4 contatos.

Como fazer chamada: Abra a conversa com o contato com quem deseja fazer a chamada. Toque no ícone da câmera de vídeo, geralmente o primeiro ícone que aparece ao lado do nome do contato.

Como receber uma chamada: Quando alguém entra em contato com você usando a chamada de vídeo do WhatsApp, você verá a notificação de CHAMADA DE VÍDEO DO WHATSAPP, em que poderá: deslizar para cima para aceitar ou deslizar para baixo para recusar.

Instagram

Quantas pessoas: limitado a 6 pessoas por chamada.

Como fazer chamada: vá na seta no canto superior direito do aplicativo. Aperte o ícone da câmera e depois escolha o contato com quem deseja fazer a ligação (pode selecionar até 5 pessoas).

Hangouts

Quantas pessoas: até 10 pessoas.

Como fazer chamada: Se você já usa Gmail, é só acessar o hangout. Ele fica no canto esquerdo da sua tela. Clicando no hangout pelo gmail é só apertar o sinal do + e adicionar o contato com quem você quer falar.  

Se você não tem uma conta no gmail, pode entrar em hangouts.google.com. Para acessar pelo celular você precisa baixar o aplicativo do hangout, que é gratuito.

Skype

Quantas pessoas: até 50 pessoas.

Como fazer chamada: para utilizar esse serviço, você pode baixar o programa Skype. Para isso basta acessar o site skype.com ou baixar o app no seu celular. Ou, se você for utilizar o serviço pelo computador basta entrar no endereço: web.skype.com. Depois disso, basta criar login e convidar, por email, as pessoas com que deseja ligar.

Zoom

Quantas pessoas: até 100 pessoas.

Como fazer chamada: se você estiver pelo computador basta acessar o site zoom.us/pt-pt/meetings.html. Já se for ligar pelo celular é preciso baixar o aplicativo. Agora se você recebeu um convite para participar de algum vídeo nessa plataforma, basta inserir o “ID” da reunião e entrar na ligação. O ID é um número que vem junto com a mensagem de convite. A única desvantagem desse aplicativo é que as chamadas podem ser realizadas por até 40 minutos. Para usar mais tempo é preciso pagar.

Jitsi meet

Quantas pessoas: sem limite.

Como fazer chamada: Essa plataforma tem o funcionamento parecido com o Zoom. Você pode entrar acessando a página ou via aplicativo. Se alguém te enviar um convite, basta acessar o link da reunião. Se você for acessar a plataforma pelo celular é preciso baixar o aplicativo. Se estiver no computador basta acessar: http://jitsi.org. Ao contrário do Zoom esse aplicativo não tem limite de tempo para as ligações, então aproveite à vontade! 

Edição: Elis Almeida